Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Canyon Realengo marca superação de criciumenses

O antigo caminho dos tropeiros é um dos desafios que mais atrai turistas para a região
Por Redação Criciúma, 12/09/2021 - 19:03
Foto: Ana Lúcia Pintro
Foto: Ana Lúcia Pintro

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Grupo Sintonia com a Natureza, de Criciúma, fez o percurso da trilha que leva ao Canyon Realengo, localizado na comunidade de Três Barras, em Morro Grande, no extremo sul catarinense. O antigo caminho dos tropeiros é um dos desafios que mais atrai turistas para a região. Entre ida e volta, foram percorridos 16 quilômetros de trator, 24 quilômetros subindo e descendo a trilha e mais uns 3 quilômetros andando na área do platô. Numa altitude de 1300 metros, caminharam para procurar e famosa Pedra Cabeça do Urso e a Garganta do Diabo, observaram o pico do morro que se enxerga do centro de Criciúma e as belezas que entornam o lugar. A aventura foi realizada neste sábado, dia 11 de setembro.

Cristina Marcelo da Silva, 33 anos, ajoelhada, com um crucifixo no pescoço, chorou e agradeceu a Deus e ao grupo pelo companheirismo e incentivo. Conhecer o lugar era um sonho que ela despertou há mais de dez anos quando via fotos do lugar e ouvia relatos de aventureiros. Recentemente descobriu duas hérnias de disco e que uma delas está extrusada. “Tive bloqueios dos movimentos do meu lado direito, dificuldades para esticar a perna, limitações com meus braços. Estou recuperando a saúde com orientação médica, usando a medicina alternativa, buscando forças na minha fé, em pensamentos e ações positivas para não precisar de cirurgia. Fui incentivada pelo organizador a aproveitar esta oportunidade, venci os obstáculos e sinto muita gratidão por esta conquista”, explicou Cristina.

Elio Wessler, fundador do grupo, registrou o dia como o marco que inicia a comemoração dos seus 35 anos de trilha e 60 anos de idade. Ele comentou que não é sempre que levantam as duas e meia da madrugada para fazer uma trilha e caminhar por aproximadamente dez horas, com paradas apenas para lanchar e bater fotos. “Acordar cedo, observar as estrelas, estar com os amigos em um dos lugares mais lindos da região e voltar sentido uma chuvinha caindo sobre nós, não tem preço. Estamos em dez pessoas, seis não conheciam o lugar e além da Cris temos outras histórias de superação aqui. Hoje é um dia especial porque marca o início de momentos como este que vamos comemorar daqui a um ano com uma festa.”.

O serviço de transporte do trator pode ser realizado na Pousada e Restaurante Longaretti. Segundo a sócia-proprietária, Marieli Dondossola Longaretti, aproximadamente 100 pessoas por semana realizaram a trilha. A cidade já recebeu argentinos, franceses e portugueses. Os visitantes sempre expressam seus encantamentos pelas belezas naturais e o desejo de voltar.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito