Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cansado de esperar, grupo promete “abrir” Barra do Camacho com enxada e picareta

Cerca de 200 pessoas deverão se reunir em prol da ação na manhã deste sábado
Por Paulo Monteiro Jaguaruna - SC, 14/05/2021 - 08:43 Atualizado em 14/05/2021 - 08:45
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um grupo de cerca de 200 pessoas irá se reunir neste sábado, 15, para tentar “abrir na marra” a Barra do Camacho. O movimento está sendo organizado por Reginaldo Pellegrin, que afirma que os moradores da região estão cansados e sendo prejudicados por conta da situação da lagoa.

“Começamos a convocar o pessoal de outros grupos de pesca e surgiu a ideia de começar a abrir [a Barra] na pá, picareta, enxada e carrinho de mão. Tentar abrir pelo menos uma vala para dar vazão naquela água que está represada na lagoa”, destacou Pellegrim.

O objetivo dos moradores é tanto simbólico quanto prático. Abrir inteiramente a Barra somente com ferramentas não será possível mas, segundo Pellegrin, pelo menos uma vala já vai ajudar no escoamento da água.

De acordo com o organizador do movimento, o assoreamento da Barra do Camacho vem prejudicando não só pescadores como, também, comerciantes e pessoas que vivem do turismo em Jaguaruna. O trecho já foi aberto algumas vezes, e há a promessa do Governo de SC para que seja feito o desassoreamento em breve.

“Ali tem famílias que sobrevivem da pesca. A lagoa é um berçário, e quando a Barra fica fechada, aquilo acaba morrendo. O comércio local também está morrendo e agonizando, o Camacho está definhando e os turistas não estão mais indo. Já tem uma grande quantidade de casas colocadas à venda, e aquilo vai morrendo”, pontuou.

Conversas com o Governo de SC

Enquanto esteve sob o comando do Estado, Daniela Reinehr tratou sobre as obras de desassoreamento da Barra do Camacho. A intenção era utilizar um recurso que estava parado na Defesa Civil para viabilizar os trabalhos em Jaguaruna. Agora, o município tenta retomar a pauta com o governador Carlos Moisés da Silva.

“Nós estamos agendando para a próxima semana uma reunião [com Moisés] para tratarmos a respeito do assunto Barra do Camacho. Levaremos um projeto que já está pronto. Acredito que o Governo está se colocando à disposição, dando sinal verde, e nos próximos dias teremos uma resposta”, afirmou o prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito