Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cânions do Sul pode ser reconhecido como Geoparque Mundial da Unesco

Por Paulo Monteiro Praia Grande, SC, 28/11/2019 - 14:20 Atualizado em 28/11/2019 - 14:25
foto: divulgação
foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Consórcio Municipal Caminhos Cânions do Sul está prestes a realizar a assinatura de um dossiê para reconhecimento do Geoparque como território mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Segundo o presidente do Consórcio, Valdionir da Rocha, o dossiê apresenta todo o potencial natural e turístico dos Cânions, e será assinado no auditório da Prefeitura de Praia Grande nesta sexta-feira, 29, às 11h. 
 
“Provavelmente a Unesco, no próximo ano, virá nos visitar para analisar tudo que colocamos neste dossiê, para que vejam realmente o potencial que temos nos sete municípios membros do Consórcio Interestadual, Morro Grande, Timbé do Sul, Praia Grande, Jacinto Machado, Torres, Mampituba e Cambará”, comentou Valdionir.
 
Formado em 2017, o Consórcio vem trabalhando para aumentar o desenvolvimento de todo o Geoparque Cânions do Sul, atuando com diversas equipes técnicas no local. O reconhecimento da Unesco faria com que a atração estivesse habilitada a receber recursos internacionais, que podem ser aplicados em diversas áreas. Enquanto isso não acontece, os sete municípios seguem pagando uma mensalidade para manter a qualidade do local.      “Esse projeto ganhou corpo, cresceu muito e, agora, precisamos do apoio do poder público estadual e federal para que hajam investimentos nesse projeto”, destacou o presidente. 


 
Atualmente, mesmo sem reconhecimento da Organização das Nações Unidas, os Cânions do Sul são alvos de turistas durante todo o ano - algo que pode ser alavancado, caso reconhecido. “Hoje a nossa  região dos Cânions já recebe milhares de turistas por ano, que vem visitar as nossas belezas naturais. Nós do consórcio queremos implementar e incentivar o turismo rural, ecológico e religioso. Isso com certeza vai alavancar a economia e a renda para a nossa região”, afirmou.
 
Valdionei afirma também que é necessário sim conhecer e explorar o turismo deste local, mas sempre com muita responsabilidade ecológica. Para isso, o Consórcio vem trabalhando com todas as secretarias municipais de educação e desenvolvendo trabalhos com os alunos da região. 
 
“Temos que trabalhar com essa juventude para mostrar a importância da preservação da nossa natureza, dos lagos e de tudo isso com o projeto Geoparque. Hoje se fala muito sobre preservação e esse é o objetivo do Consórcio, mostrar para a população o que a preservamos e o que temos de natureza, que está intacta”, concluiu Valdionei.
 
Caso sejam reconhecidos, os Cânions do Sul devem receber o selo da Unesco até o ínicio de 2021.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito