Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Campanha "Pingo de Consciência" quer estimular uso consciente de água

Período de maior consumo vai até o dia 10 de janeiro; apesar da estiagem, abastecimento permanece normal em grande parte do Sul catarinense
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 02/01/2020 - 10:38
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Já de olho na nova estrutura tarifária, a Casan lançou a Campanha Pingo de Consciência, no último dia 27. A ideia é estimular a redução do consumo de água, em sintonia com a mudança na cobrança da água que deve ser implementada em fevereiro. Não haverá mais tarifa mínima: a cobrança será de acordo com o consumo.

Uma série de medidas para estimular o uso consciente será divulgada pela Casan. O período de maior consumo de água no ano se estende até o dia 10 de janeiro, neste que tem sido um dos piores períodos de estiagem da última década. "A campanha tenta estimular a economia de água com alguns passos simples que a gente pode ter na nossa residência. 70% da água é consumida no banheiro, então alguns hábitos que a gente mude, torna o consumo mais consciente. O consumidor reduz inclusive sua fatura, aliada à estrutura tarifária da Casan, vai ajudar, já que não vai ter mais um mínimo a se pagar", explicou o superintendente regional da Casan, Gilberto Benedet.

O maior consumo nas residências acaba sendo a água do banheiro. "Qualquer hábito que a gente mude, a gente reduz a fatura. Em um banho, a gente gasta em média seis litros de água por minuto em uma casa, em um apartamento sobe para 32, devido à pressão", acrescentou Benedet.

Estiagem

A falta de chuvas em dezembro, em repetição ao que aconteceu em meses anteriores, trouxe complicações para Turvo. Um dos rios que abastece o município secou completamente e a Casan teve que montar uma operação de emergência.

"O rio do Salto havia baixado em um terço a vazão e o Amola Faca tinha zerado. Tivemos ações de emergência para abastecer. Estamos registrando aumento na vazão dos rios, esperamos nos próximos 15 dias que normalize o abastecimento. Até lá, estaremos atuando no abastecimento de emergência, com caminhão pipa e ajuda do Corpo de Bombeiros", afirmou Benedet.

Nos demais municípios, a situação está normal. A Barragem do Rio São Bento, que abastece criciúma, opera com nível três metros abaixo do vertedouro, o que é considerada uma margem segura. "Hoje os reservatórios da região estão praticamente cheios", conclui Benedet.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito