A presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, Marijane Felippe, anunciou nesta quinta-feira (21), a regulamentação do uso de diárias para viagens oficiais dos parlamentares a Florianópolis e Brasília. A medida visa conter gastos excessivos e disciplinar o uso dos recursos públicos, após casos de vereadores realizando viagens excessivas em um único mês, com pouca ou nenhuma efetividade comprovada.
A iniciativa deverá ser votada na próxima terça-feira, dia 26. A intenção, segundo Marijane, é garantir mais responsabilidade e transparência. "Não somos contra as viagens institucionais. Sabemos que muitas delas são necessárias para buscar recursos e representar o município. Mas também temos a responsabilidade de garantir o uso consciente do dinheiro público. Havia situações em que vereadores estavam indo à Capital mais de quatro vezes em um único mês. Isso é excessivo e precisa ser disciplinado", afirmou a presidente.
Marijane destacou ainda que, na maioria das vezes, as viagens se resumem à entrega de ofícios em gabinetes de parlamentares estaduais e federais, muitas vezes sem qualquer retorno prático ou resultado efetivo para o município.
"Infelizmente, temos acompanhado situações em que as viagens com diárias acabam se limitando a levar documentos e tirar fotos, sem trazer investimentos reais ou benefícios concretos para Morro da Fumaça. A população espera mais que isso. Por isso, estamos estabelecendo critérios claros e objetivos para evitar o uso indevido desses recursos", reforçou.
Viagens a Brasília, por envolverem maiores custos, também terão regras mais rigorosas. "Estamos fazendo um levantamento dos gastos de diárias, passagens e hospedagens dos últimos cinco anos. Temos casos impressionantes de desperdício do dinheiro público", finaliza a presidente do Legislativo.