Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Câmara aprova novos cargos na Saúde

Secretário pediu apoio para a criação de 62 funções gratificadas para coordenadores de UBSs
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 08/07/2019 - 22:07 Atualizado em 08/07/2019 - 22:22
Vereador Salésio Lima / Divulgação
Vereador Salésio Lima / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão ganhar um reforço na sua gestão em Criciúma. A Câmara de Vereadores aprovou, na noite desta segunda-feira, a criação de 62 funções gratificadas (FGs) para coordenadores das UBSs. Na prática, cada posto de saúde de Criciúma passa a ter um coordenador, que já sendo dos quadros do município, receberá um aumento em seus vencimentos para exercer tal função.

"Esse pessoal para as FGs terá que ser técnico em enfermagem, para as chefias de postos. Essa FG já existia, era um gerente por posto, e o prefeito Clésio Salvaro havia terminado com essa função. Agora está de volta", afirma o vereador Salésio Lima (PSD), que fez cobranças sobre o conteúdo da proposta.

"Cobramos muito que seja uma pessoa que já está na rotina do posto, executando o trabalho. Que permaneça ali e seja valorizada para coordenar o posto. Resolvemos cobrar, fiscalizar e dar um voto de confiança ao governo", destaca Lima. 

O vereador conta que, antes da votação, o secretário de Saúde do município, Acélio Casagrande, reuniu-se com os parlamentares na sala da presidência da Câmara para explicar o projeto. "O secretário pediu apoio pois disse que essa gratificação é importante para que essas pessoas façam a gestão dos postos. Concordamos, desde que sejam indicações técnicas, e não políticas. O ano eleitoral está chegando e não queremos que essas FGs sejam utilizadas para outros fins", afirma.

A aprovação foi por unanimidade na Câmara. "Mas a maioria dos vereadores se manifestou, pedimos ao secretário que colocasse mais médicos para os postos também. Não adianta ter coordenador sem médico. Eles tiram férias e não colocam substitutos. Somente na região da Santa Luzia sabemos de três postos que estão assim, sem médicos por causa de férias", atesta o vereador. Lima lembrou ainda, da tribuna, que o resgate dessas FGs era uma intenção da ex-secretária Francielle Gava. "E ela não teve respaldo. Mas esse projeto foi bem discutido agora e esperamos que o preenchimento seja feito por servidor de carreira", finaliza.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito