Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Braço do Norte é a Capital Brasileira do Gado Jersey

Leite de vacas da raça tem qualidade superior para produção de laticínios
Por Clara Floriano Braço do Norte - SC, 07/02/2018 - 08:19 Atualizado em 07/02/2018 - 11:09
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Braço do Norte é a Capital Nacional do Gado Jersey. O título foi conferido a cidade catarinense através da Lei 13.447/2017, sancionada e publicada em edição extra do Diário Oficial da União em junho de 2017. Na cidade, aproximadamente 500 mil litros de leite são produzidos diariamente.

“Nos últimos anos diminuiu número de produtores, mas melhorou a qualidade. Estamos nos aperfeiçoando cada vez mais. Conseguimos fazer com que Braço do Norte fosse a Capital Nacional do Gado Jersey, justamente por essa qualidade”, afirmou Maria Rosinete Effting, a Rose, criadora de vacas da raça Jersey e secretária da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB).

Segundo Rose, até metade do ano passado a produção estava em alta, mas de agosto até então começou a baixar. “Agora estamos nos estabilizando novamente. Temos que nos aprimorar para continuar produzindo”, contou.

A criadora explicou que o leite do gado Jersey tem qualidade superior, sendo rico em gorduras e proteínas.

“A vaca Jersey consegue produzir com qualidade muito grande e é o que a indústria busca hoje, fazer mais derivados com menos leite. Isso fez com que a gente conseguisse se destacar nacionalmente”, explicou.

Só na Associação Catarinense de Criadores Bovinos são aproximadamente 400 associados. No ano passado, Santa Catarina superou Goiás e se tornou o quarto maior produtor de leite do Brasil.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito