Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Bonequeiro de Nova Veneza faz vivencia no Terno de Reis em Minas Gerais

Marcelo Ciepielewski passou as últimas duas semanas em Guaxupé,
Por Redação Guaxupé, MG, 10/01/2022 - 16:36
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O bonequeiro Marcelo Ciepielewski, que mora em Nova Veneza, da Cyathus Teatro de Animação, passou as últimas duas semanas em Guaxupé, em Minas Gerais, para uma vivência junto a outros artistas do Brasil, para uma residência sobre teatro de bonecos e a vivência de acompanhar a tradição da Folia de Reis.

Marcelo esteve, durante oito dias, hospedado em uma fazenda Túlia, produtora de café, e pôde acompanhar as companhias Estrela Guia, das cidades de Igaraí e Mococa, e Divina Luz, de Guaxupé. Além de visitar e conversar com mestres da tradição mineira, ele presenciou a saudação aos Reis Magos, embaladas em prosa e verso.

O ator lembra que a vinda para Minas Gerais, não foi inicialmente o Terno de Reis, e sim o encontro com artistas que trabalham com teatro de bonecos. “Foi uma experiência interessante vivenciar as pessoas que estavam aqui. É uma demonstração de fé forte e completamente diferente. Mas ao mesmo tempo semelhante à que encontramos em Santa Catarina”, definiu.

Quanto à maneira com que ela acontece, ele compara a uma procissão. “É um dia de Santo, muito mais presente nas casas. Não é você indo para a manifestação religiosa, mas sim a manifestação vindo até você”, descreve.

Pesquisa

O artista, que vem estudando o “pulcinella”, que é o teatro de boneco italiano, vem buscando agregar elementos à pesquisa com os encontros de grupos teatrais. O convite para participar veio do mineiro Vitor Ribeiro, que morou em Nova Veneza durante um ano (2020 e 2021) e contou ainda com o mestre de mamulengo Chico Simões, e carioca Flavia Coelho e a gaúcha Carolina Garcia Marques.

Durante a estada em Guaxupé, Marcelo faz uma apresentação na feira da cidade, além de assistir apresentações de outros artistas. Para Vitor Ribeiro, do Grupo Flor do Cafezal, o intercâmbio entre os artistas impacta de forma positiva nos trabalhos. “Todos temos contextos, que geram experiências distintas, ricas para trocas. Depois de um encontro voltaremos para o nosso contexto, com novos elementos para enriquecer nosso trabalho com as nossas comunidades”, comenta Vitor.

Além de Nova Veneza, Vitor também fez vivências em aldeias indígenas no Acre e no Rio Grande do Sul. “Quando estive em Nova Veneza eu levei essa bagagem de vivência para trabalhar com o Marcelo. Ao mesmo tempo pode vivenciar toda a experiência catarinense no teatro de animação, que é uma referência na área”, afirma.

Para o “brincante” Francisco Simões de Oliveira Neto, conhecido como Chico Simões, 62 anos, conhecido no meio artístico e que vive a 40 anos de teatro de mamulengo, classificou o encontro como surpreendente, pela sinergia e pela magia da Folia de Reis. “É uma força incrível. O Brasil é um país fantástico e surpreendente e nós por vezes nos reencontramos. Veja pelo Marcelo, com esse novo pulcinella, um pulcinella brasileiro, que tem tudo haver com a cultura popular de bonecos do Brasil e da Itália. Afinal os bonequeiros sempre viajaram pelo mundo, desde as grandes navegações, se reencontrando, com as culturas tradicionais, não só do Brasil, mas do mundo. E aqui também é isso, um grande reencontro”, anota.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito