Um bebê de seis meses, segundo informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, foi encontrado sem vida no início da tarde desta terça-feira (07), na unidade de saúde do bairro Mina do Mato, em Criciúma. De acordo com o relato da corporação, os socorristas foram acionados por volta das 13h e no local a equipe médica da unidade já havia iniciado manobras de reanimação que foram assumidas e mantidas pela guarnição até a chegada da equipe do SAMU (USA-01). As tentativas, realizadas em conjunto, se estenderam por aproximadamente 45 minutos, até que a médica do SAMU constatou o óbito do bebê.
Conforme os bombeiros, a equipe da unidade de saúde teria relatado que o paciente chegou ao local já em parada cardiorrespiratória, apresentando ausência total de sinais vitais, possivelmente causada por obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE).
Veja o que disse na íntegra os bombeiros:
O que diz a Secretaria de Saúde de Criciúma:
A Secretaria de Saúde de Criciúma, posteriormente, informou em comunicado oficial que a criança chegou à unidade nos braços de familiares, apresentando sinais de cianose, ausência de tônus muscular e sem sinais vitais.
A Secretaria informou que a equipe da UBS iniciou imediatamente os protocolos de reanimação estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e acionou o Corpo de Bombeiros e o SAMU para apoio no atendimento.
Veja na íntegra o que diz o comunicado:
COMUNICADO
A Secretaria de Saúde de Criciúma informa que, a respeito do bebê de seis meses que veio a óbito na tarde desta terça-feira (7), a entrada da criança na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Mina do Mato ocorreu por volta das 13h10.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o bebê chegou ao local nos braços de familiares já apresentando sinais de cianose, sem tônus muscular e ausência de sinais vitais. Imediatamente, a equipe da unidade iniciou os protocolos de reanimação preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e acionou o Corpo de Bombeiros e o SAMU para apoio no atendimento.
Apesar de todos os esforços e cerca de 40 minutos de manobras de reanimação, infelizmente, o óbito foi confirmado.
O Município de Criciúma lamenta profundamente o ocorrido e expressa solidariedade à família. A equipe da UBS permanece à disposição para o acompanhamento médico e psicológico necessários neste momento de dor.