Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Bancos devem indenizar vítimas de golpes financeiros no WhatsApp, defende advogado

Casos de clonagem de perfil, seguidos de transferências bancárias, acontecem frequentemente
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 21/06/2021 - 09:43 Atualizado em 21/06/2021 - 09:45
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Vítimas de golpes financeiros por WhatsApp podem ser indenizadas pelos bancos. A afirmação parte do advogado João Paulo Mondardo Rocha, o qual alega que as pessoas lesadas neste tipo de ação criminosa podem ser ressarcidas pela instituição bancária em que são clientes.

A grande maioria dos golpes no WhatsApp ocorre quando uma pessoa clona o perfil de outra na rede e, com isso, pede transferências bancárias de familiares e amigos, alegando dificuldades de pagamentos de boletos ou erros em transações. Há ainda casos em que a clonagem não é bem sucedida e, então, os estelionatários criam um outro perfil com nome e foto da vítima.

O primeiro passo para essas pessoas que, acreditando se tratar de um colega ou familiar mesmo, fazem essa transferência bancária e caem no golpe, é abrir um boletim de ocorrência. O boletim pode ser efetuado pela internet, e deve relatar todo o fato.

“Depois é preciso entrar em contato com o seu banco ou instituição financeira que você acabou sacando o dinheiro e fazendo a transferência para o outro. Aí o banco tem a obrigação de ressarcir”, destacou João Paulo.

De acordo com o advogado, o direito do consumidor trata em que casos de abalo moral e material são verificados quando a prestação de serviço feito pela instituição, nesse caso o banco, é feito de forma equivocada.

“Há uma ruptura no que era para ter sido efetuado. Quando temos uma conta bancária inscrita em nosso nome, esperamos que tenha segurança financeira e que só tenhamos transações justificáveis, e não quando há golpe. O banco, ao saber que tal situação foi fraudulenta, tem a obrigação de ressarcir”, ressaltou o advogado.

João Paulo afirma ainda que o ideal, em casos em que o banco não tem interesse em efetivar um acordo, é ajuizar uma ação em busca de indenização.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito