Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Banco de Olhos da Região Sul, em Criciúma, recebe primeira doação de córnea

Três enfermeiras do HSJ fizeram a captação e um oftalmologista avaliou a córnea
Por Bruna Tomé Borges Criciúma - SC, 21/07/2018 - 15:25 Atualizado em 21/07/2018 - 15:34
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Banco de Olhos da Região Sul, em Criciúma, anexo ao Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), recebeu na noite desta sexta-feira (20) a primeira córnea doada para transplante. Por volta das 21h a Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes), que faz parte da estrutura da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu a autorização da família do doador, que faleceu no Hospital São José (HSJ), também em Criciúma.

Depois de tratada, a córnea foi preservada às 23h50min e está condicionada para receber sorologia e contagem de células. Três enfermeiras do HSJ fizeram a entrevista familiar e captação do órgão e um médico oftalmologista avaliou a córnea.

Na quinta-feira (19) aconteceu na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma a Capacitação sobre Processo de Doação e Transplante de Tecido Ocular, que reuniu enfermeiros, médicos e membros de direção de hospitais da Região. Até então a recepção de doações no Sul do Estado se restringia principalmente aos hospitais Regional de Araranguá; São José, de Criciúma; e Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão; e as córneas eram levadas para serem tratadas e preservadas em Florianópolis.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito