Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Autor apresenta livros infantis com foco na Filosofia

As visitas às escolas foram voluntárias
Por Redação Criciúma, SC, 20/11/2021 - 09:11
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

“Sofia a rainha dos porquês” é um dos quatro livros infantis escritos por Cleber Duarte Coelho, mestre e doutor em Filosofia.  Os textos foram ilustrados pela sua filha Sofia Goulart Duarte Coelho, que tinha seis anos na época da elaboração da primeira obra, e pelo artista Jason de Lima e Silva. Ele visitou voluntariamente duas escolas para apresentar seu trabalho e interagir com alunos do 1º ao 3º ano. Participaram da atividade alunos da escola Cristo Rei, de Cocal do Sul, e Padre José Francisco Bertero, de Criciúma.

O autor é professor do Departamento de Metodologia de Ensino no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Dentre suas paixões estão os esportes, a Literatura, as Artes. A experiência de mais de 25 anos como educador, a dedicação ao estudo da Filosofia e as experiências com a filha serviram de inspiração para produzir literatura infantil. Segundo o escritor, a Filosofia na Educação Infantil e nos Anos Iniciais é ferramenta imprescindível por ser uma área de investigação reflexiva. “As crianças são naturalmente questionadoras. A filosofia as convida a continuarem se espantando e se admirando com o mundo ao seu redor. Nesse sentido, é de extrema importância que a escola incentive as perguntas, mais do que simplesmente oferecer respostas prontas”, comentou Coelho.

Helena Paz, 8 anos, gostou do livro "Sofia, Pé na Estrada". Ela e um dos colegas de turma cogitavam a idade que a menina ilustradora tinha quando fez os desenhos e concluíram que tinha mais de três. “Eu vi o desenho de uma boneca que tem o meu nome, está escrito. Eu já fui em Tubarão onde a Sofia mora. Gostaria de saber o que ela quer ser quando crescer”, comentou a aluna do 2º Ano.

A professora alfabetizadora Luciana Pires gostou das histórias porque estão relacionadas à vida das crianças. No início do próximo ano pretende trabalhar a obra “Sofia e a descoberta dos nomes”. “Achei que foi uma boa sacada usar os desenhos de uma criança nas ilustrações. Meus alunos folhearam as páginas observando quais foram feitos pela menina e quais eram do profissional. Eles conseguiram comparar suas próprias habilidades com a de outra criança que tem idade próxima”, observou Luciana.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito