Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Autistas podem pegar fila prioritária, mas nem todos sabem ou respeitam

Lei de 2017 foi cobrada por jovens alunos e chamou atenção do promotor Luiz Fernando Ulisseia
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 25/09/2019 - 10:50
(foto: Erik Behenck)
(foto: Erik Behenck)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A situação envolvendo autistas e filas preferenciais ganha destaque em Criciúma. Existe um Projeto de Lei do vereador Salésio Lima (PSD) referente a instituição da Carteira de Identidade do Autista. E desde 2017 é lei que os estabelecimentos públicos e privados possuam o símbolo mundial do autismo nas placas de atendimento prioritário, algo que não vinha sendo respeitado.

Alunos do Colégio Marista elaboraram uma placa, que a escola oferece aos locais interessados. Como já existe uma lei cobrando, as crianças não entendem porque a situação não vem sendo cumprida. Conforme o promotor da 5ª Promotoria de Justiça de Criciúma, Luiz Fernando Ulisseia, órgão que atua na defesa de pessoas com deficiência e de idosos, o Procon foi cobrado.

“Foi respondido que com somente dois fiscais o Procon não conseguiria fiscalizar tudo, então eu elenquei 22 estabelecimentos para que o Procon fiscalizasse”, comentou. “Esse trabalho começou por meio de uma provocação dos alunos do primeiro ano do Marista. Eles tem um coleguinha com essa condição e fizeram trabalhos sobre o autismo”, explicou Ulisseia. 

O promotor conversou com a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), para que as vagas reservadas fossem fiscalizadas. Segundo ele, é preciso que exista uma política de divulgação, para que a lei seja seguida. “Crianças de 5 anos estão dando uma lição de cidadania em todos nós, querendo um pleito que vai dar direito para os outros e não para si”, citou.

A solicitação é para que durante as fiscalizações de renovação de licenças o Procon cobre a instalação destas placas. “É um direito dele pegar a fila preferencial, mas aqui em Criciúma isso não vinha sendo respeitado”, comentou o promotor.

E as carteiras para autista?

Ulisseia não concorda com o Projeto de Lei para a instituição da carteira de identidade do autista e explicou a posição. “De repente algum familiar não quer utilizar a carteira, porque isso aumenta a exposição, então imagina um cidadão visitando a nossa cidade e não tendo a carteira, ele vai ser constrangido”, afirmou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito