A cidade de Criciúma tem reforçado as ações sociais na região do Bairro Pinheirinho, com destaque para o atendimento a pessoas em situação de rua e a futura realocação de famílias que vivem às margens da região do trilho.
O prefeito Vagner “Vaguinho” Espíndola informou que a equipe da Assistência Social foi dobrada e o número de acolhidos em clínicas de recuperação triplicado. “Mais de 50 pessoas saíram das ruas, passaram pelas clínicas e já restabeleceram o vínculo familiar”, afirmou, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, nesta sexta-feira (27).
A Casa de Passagem abriga atualmente 40 pessoas que estão trabalhando e, após receberem o primeiro salário, conseguem alugar uma moradia. Vaguinho também anunciou a transferência do Centro Pop e da própria Casa de Passagem para outro local, mais adequado. O novo espaço contará com oficinas de capacitação profissional. “Começa a dar dignidade, começa a dar o que eu digo que é o melhor programa de assistência social do mundo, que é a carteira profissional assinada para o cidadão”, disse o prefeito.
Sobre as famílias que vivem próximas aos trilhos, Vaguinho revelou que a Prefeitura está articulando, junto à Ferrovia Tereza Cristina, à Unesc e à Câmara de Vereadores, a realocação de cerca de 300 casas. “A maioria quer sair dali. É um risco muito grande viver perto dos trilhos”, apontou.
Ouça o que disse o prefeito:
O vereador Miri Dagostim, coordenador da frente parlamentar que acompanha as ações no bairro, também participou do programa e reforçou o papel da Unesc no processo. “A Unesc transforma vidas, pessoas, transforma cidades. Agora, graças a Deus, está saindo do papel. Fico feliz, sou o vereador proponente dessa matéria tão importante para a nossa cidade”, declarou.
Miri destacou que a retirada das famílias é o ponto central da transformação da região. “Recolocar essas famílias num local adequado, com mais segurança, mais saúde, é a parte principal”, afirmou. Ele também mencionou os impactos positivos que devem vir com a reurbanização da área: “Nós retiramos essas famílias e fazendo uma avenida até no parque do Rio Maina. Com certeza vai revolucionar essa região”, projeta.
O vereador ainda comentou a importância da transferência da casa de passagem, também citada por Vaguinho. “Com certeza vai avançar. Mas a parte principal é retirar, recolocar essas 250 famílias em torno do bairro Pinheirinho”, concluiu.
Ouça o que disse o vereador: