Após receber o reconhecimento estadual no prêmio Band Cidades Excelentes 2025, o prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD) valorizou as ações realizadas no município, que venceu o prêmio em sustentabilidade, e foi finalista em seis das sete categorias.
Segundo o prefeito, o reconhecimento reflete uma gestão que busca incorporar métodos da iniciativa privada na administração municipal. “Trazendo boas práticas para dentro da governança pública, causando e trazendo algumas disrupturas”, disse. Ele ressaltou ainda que todas as entregas são avaliadas por indicadores. “Os seis pilares são divididos em 72 indicadores, e os municípios que mais vão alcançando esses indicadores vão sendo destacados”, completou.
Entre as ações que contribuíram para o prêmio, Vaguinho citou avanços na saúde, especialmente a adoção do dispositivo Libre para crianças com diabetes tipo 1. “Antes precisavam fazer até 10 furinhos por dia. Hoje colocam o adesivo no ombro e medem pelo aplicativo”, explicou. Na área de sustentabilidade, destacou o programa No Paper, os carregadores para a frota elétrica abastecida pela usina fotovoltaica de 1,2 megawatt e o avanço da parceria público-privada para cidades inteligentes.
O prefeito também mencionou projetos já inseridos na plataforma de indicadores, como o cercamento digital com reconhecimento facial e o futuro Parque Ecológico do Morro Cechinel. “Ele terá um dos maiores borboletários do território nacional e passarelas sob as árvores”, afirmou. "O prêmio não é do prefeito, é da cidade de Criciúma e dos servidores”, finalizou Vaguinho.
Ouça o que disse o prefeito Vaguinho:
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!