Neste ano o Sindicato dos Mineiros de Criciúma celebra 80 anos, uma das instituições mais tradicionais da região. Em clima de comemoração, o Programa Adelor Lessa, desta segunda-feira (21) foi especial direto da sede da entidade, e reuniu lideranças sindicais e convidados, para relembrar as conquistas históricas, e refletir os desafios atuais do setor carbonífero.
Durante o programa, o Presidente do Sindicato dos Mineiros, Djonatan Mafei Elias, conhecido como Piriguete, detalhou a importância da articulação entre entidades laborais e empresariais, para garantir a continuidade da indústria do carvão mineral na região. "Todo mundo achava que a atividade iria acabar entre 2026 e 2027. Mas houve uma força-tarefa entre o sindicato dos trabalhadores, o sindicato das indústrias, a Fiesc e a federação dos trabalhadores. Isso garantiu a continuidade dos empregos e da atividade até 2040", destacou.
O principal marco histórico levantado foi a luta por saúde e segurança do trabalhador. "Em 1986, tínhamos 600 casos de pneumoconiose em estado avançado. Mas com pressão do sidicato, mudanças nos processos produtivos e mobilização da categoria, conseguimos mudar essa realidade", destacou o presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Extração de Carvão do Sul do País, Genoir José dos Santos. Ele afimou que atualmente não há casos com a doença, e atribuiu a conquista a ações como umidificação das minas, a estabilidade dos trabalhadores doentes e o fortalecimento das normas de segurança.
O Programa Adelor Lessa direto do Sindicato dos Mineiros, além de celebrar o aniversário da entidade, reforçou o papel do sindicato como protagonista na defesa dos trabalhadores, da atividade econômica e da sustentabilidade do setor carbonífero da região sul de Santa Catarina.
Ouça na íntegra o Programa Adelor Lessa completo, direto do Sindicato dos Mineiros: