Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Serviços funerários em Criciúma: o que muda após o primeiro contrato?

Em entrevista à Rádio Som Maior, secretário esclareceu dúvidas frequentes

Por Davi Brabos Criciúma, 06/06/2025 - 09:43 Atualizado há 11 horas
Foto: Davi Brabos/4oito
Foto: Davi Brabos/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O município de Criciúma anunciou, na tarde desta quinta-feira (05), a assinatura do primeiro contrato para os novos serviços funerários. Mas o que de fato vai mudar em relação ao modelo antigo? Para responder esse questionamento comum da população, o Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, entrevistou nesta sexta (06), o secretário de governança, Tiago Ferro Pavan.

De acordo com o secretário, as quatro funerárias que atuavam em Criciúma funcionavam em formato de rodízio. "A pessoa com a declaração de óbito em mãos ia até a central de serviços funerários e aí tinha um rodízio entre aquelas quatro funerárias", explica Pavan.

Com a alteração dos trabalhos, a Central de Serviços Funerários, que atendia na Rua Coronel Marcos Rovaris, passa a funcionar no térreo do Edifício Due Fratelli. "A central de serviço funerário permanece, num novo endereço, mas as empresas que quiserem atuar no ramo funerário em Criciúma, ao invés da concessão, vão passar pelo modelo de permissão, que é um credenciamento", conta o secretário.

Nesta quinta (05), a prefeitura oficializou o vínculo com a funerária Millenium, e com isso, as funerárias que atuavam no município ficam impedidas de atuarem momentaneamente, por decisão judicial. Nos próximos dias, Criciúma espera anunciar novas opções. "A gente acredita que nos próximos dias nós tenhamos outras funerárias já habilitadas para operar no município. A pessoa vai ter o direito a escolher aquela funerária que queira o atendimento", revela. Não há um limite para o número de serviços funerários cadastrados, desde que estejam de acordo com os critérios exigidos.

No novo formato, o atendido também precisa cumprir com seus deveres, e passar pela Central Funerária, até receber seus encaminhamentos. "A pessoa precisa obrigatoriamente passar pela central de serviços funerários mantidos pela prefeitura, apresentar a declaração de óbito. Ali ela vai sair com um formulário de autorização, e aí sim ela vai receber uma lista com todas as empresas credenciadas no município", esclarece.

Para moradores de baixa renda, que não possuem condições de arcarem com os custos do serviço, será realizado um sorteio, para a definição da operadora que irá ofertar um serviço gratuito.

Ouça, na íntegra, a entrevista do secretário:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito