Os vereadores de Siderópolis, Treviso e Lauro Müller entregaram ao Governo de Santa Catarina projetos para resolver um dos maiores gargalos logísticos da região: os bloqueios constantes na SC-446, no cruzamento com a Ferrovia Tereza Cristina, no bairro Rio Fiorita, em Siderópolis. A ação foi realizada nesta terça-feira (23) e durante a entrega, realizada em Florianópolis, os documentos foram apresentados ao secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado, Jerry Comper. A proposta busca soluções para minimizar os transtornos causados pelo tráfego de trens na rodovia, que frequentemente paralisa o trânsito local.
Para o vereador de Siderópolis e representante da Comissão Intermunicipal de Vereadores, Daniel Gamba, a resolução do problema é de extrema importância para a segurança, o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos cidadãos da região. Ele destaca que o tempo de paralisação do trânsito, causado pelo bloqueio do cruzamento por trens de até 20 vagões, pode chegar a quatro horas por dia. Isso afeta não apenas o fluxo de veículos, mas também a agilidade de serviços essenciais, como as ambulâncias. "Em uma emergência, cinco minutos por salvar ou não uma vida, ou seja, cada minuto conta, e essa situação é um risco para a saúde das pessoas", afirmou Gamba.
O projeto, que prevê a construção de um viaduto e a pavimentação de um contorno viário, foi bem recebido pelo governo estadual.
Ouça a entrevista completa:
https://open.spotify.com/episode/6aqMWuiWox4bCMjiGBiZWF?si=QYKOujicRdWsNHnnegIHDA