A reitora da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Márcia Sardá Espíndola, foi eleita presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). A entidade representa as universidades comunitárias de Santa Catarina e tem papel estratégico na implementação do programa Universidade Gratuita, que segue em fase de consolidação no estado. Atualmente, a Acafe reúne 14 instituições de ensino superior, incluindo a Udesc, que é pública estadual e gratuita. Juntas, essas instituições somam cerca de 142 mil alunos em todas as regiões catarinenses.
Segundo a presidente em entrevista à Rádio Som Maior, nesta sexta-feira (03), o principal foco da sua gestão será contribuir para a consolidação do programa Universidade Gratuita, lançado recentemente pelo Governo do Estado.“Colocamos como principal meta do nosso plano de trabalho a consolidação do programa Universidade Gratuita, em parceria com a Secretaria de Educação, para garantir que ele siga beneficiando os estudantes e seja sustentável para as instituições envolvidas”, afirmou Márcia Sardá Espíndola. Ela também destacou a importância da unificação de processos entre as instituições associadas, com o objetivo de garantir a continuidade do programa de forma integrada.
O mandato de Márcia na presidência da Acafe vai até o final de 2026, enquanto ela permanece à frente da reitoria da Furb até o fim de 2025.
Ouça na íntegra a entrevista com a presidente da Acafe, Márcia Sardá Espíndola: