Um projeto de lei que propõe mudanças na forma como é feita a classificação das folhas de tabaco, foi tema de discussão em debate na Assembleia Legislativa de SC (Alesc). A proposta foi tratada em audiência pública na última sexta-feira (12), em Içara, que contou com a presença de mais de 500 agricultores.
O encontro teve como objetivo principal ouvir as demandas da base produtora e discutir os impactos da proposta. Conforme o deputado estadual, Rodrigo Minotto, o projeto determina que o valor de comercialização com base na qualidade da folha seja feita diretamente na propriedade do agricultor, e não nas sedes das fumangeiras, como ocorre atualmente. "O nosso objetivo foi ouvir o agricultor, receber as demandas e agora, na condição de relator", destacou.
O parecer deve ser concluído nas próximas semanas, com a expectativa de apresentar o relatório na sessão itinerante da Alesc, no dia 4 de agosto. O objetivo é construir um texto que seja viável do ponto de vista legal. "Que o agricultor tenha realmente uma eficiência adequada e que o produtor também tenha satisfação de que esse projeto de lei tenha o resultado esperado por eles", reforçou Minotto.
Ouça na íntegra a entrevista com o deputado estadual, Rodrigo Minotto:
[Áudio] Projeto de lei propõe nova forma de classificação do tabaco em SC
Proposta busca garantir transparência no fumo nas propriedades rurais

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo