Após o acidente com balão de ar quente que deixou oito mortos e 13 sobreviventes nesse sábado (21), a Prefeitura de Praia Grande determinou a suspensão de todos os voos turísticos na cidade até, pelo menos, esta quinta-feira (27). A decisão foi anunciada pelo prefeito Elisandro Machado, o Fanica, que afirmou que o momento é de luto, cautela e análise técnica. “Nosso primeiro compromisso agora é com as vítimas, com as famílias e com a investigação. Estamos recebendo apoio da Polícia Civil, Polícia Científica e do Governo do Estado desde as primeiras horas da tragédia. Toda a estrutura está mobilizada”, declarou o prefeito.
Paralelamente, a prefeitura já trabalhava há algumas semanas em um grupo técnico com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ministério do Turismo e Sebrae para tratar da regulamentação e qualificação dos voos de balão em Praia Grande. Segundo Fanica, as tratativas serão intensificadas. “O balonismo é uma atividade turística importante, mas segurança tem que estar em primeiro lugar”, destacou.
A gestão municipal também avalia iniciativas para retomar gradualmente a confiança no setor após a conclusão da apuração. “O balão representa muito para o turismo local, mas o que não pode haver é irresponsabilidade. Vamos aguardar os laudos periciais para entender se houve falha humana ou técnica e, a partir disso, tomar providências”, finalizou o prefeito.
Ouça na íntegra a entrevista do prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado, o Fanica:
https://open.spotify.com/episode/7v4xFqvZ8qGAjqbn5VdWz5?si=U0OYzXvxR-Kd_CW0VAMJig