Uma semana após o acidente com balão que matou oito pessoas em Praia Grande, no extremo Sul catarinense, pilotos da região anunciaram mudanças que devem ser implantadas para reforçar a segurança da atividade. A principal medida é a criação de um novo protocolo técnico com regras preventivas, incluindo checklist obrigatório de 25 itens antes da decolagem, exigência de ao menos dois extintores por balão e uma comissão meteorológica local para avaliar as condições climáticas antes de cada voo. As novas medidas foram reveladas pelo piloto e presidente da Associação de Voos de Instrução de Balão de Ar Quente de Praia Grande (AVBAC), Murilo Gonçalves, na manhã desta segunda-feira (30) ,durante entrevista ao Programa Adelor Lessa, da rádio Som Maior.
Ele adiantou que os voos, suspensos desde o acidente, devem ser retomados nesta terça-feira (1º). “A gente precisa mostrar o quanto o voo de balão é seguro. Praia Grande já tem mais de 40 mil voos realizados. Mas é claro que algo assim não pode acontecer de novo”, afirmou Murilo.
Além do checklist e da exigência de extintores, o novo protocolo prevê o uso de bandeiras para sinalizar as condições de voo: verde (liberado), amarela (com restrições) e vermelha (suspenso). Outra recomendação é o armazenamento seguro de qualquer item que produza fogo, como maçaricos de ignição, um deles teria provocado as chamas no acidente do dia 21. “Esse tipo de item não pode estar solto no cesto. Tem que estar guardado na mala de voo ou no bolso do piloto, e isso vai ser reforçado. O que aconteceu ali foi uma ativação indevida de fogo por um maçarico culinário, que não era parte do equipamento do balão”, explicou o piloto.
Durante a entrevista, Murilo também respondeu a questionamentos sobre a estrutura dos balões, como a ausência de material antichamas no cesto, que, segundo ele, é tradicionalmente fabricado em vime pela necessidade de ser flexível nos pousos, e sobre o número de ocupantes. Ele ressaltou que cada balão tem limite de carga proporcional ao seu tamanho, mas que a discussão sobre o número ideal de passageiros e a possibilidade de dois pilotos está em andamento.
Ouça na íntegra a entevista do presidente da Associação de Voos de Instrução de Balão de Ar Quente de Praia Grande (AVBAC), Murilo Gonçalves: