Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Nova ferrovia pode ligar RS, SC, PR e MS em projeto articulado

Prefeito Topázio Neto destaca importância e participação ativa de SC nas discussões sobre o futuro da malha ferroviária brasileira

Por Sophia Rabelo 14/07/2025 - 11:39 Atualizado há quase um minuto
Foto: Arquivo 4oito
Foto: Arquivo 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O projeto da Ferro Sul, que busca integrar os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul por meio de uma nova ferrovia, vem ganhando força com o apoio dos governadores das quatro regiões. A proposta surge em meio à proximidade do fim da atual concessão ferroviária, em 2027, e busca melhorar a logística de transporte de cargas no país. Empresas asiáticas, especialmente chinesas, demonstraram interesse em investir no projeto após contatos feitos durante a missão do governador Jorginho Mello à Ásia.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, destacou a importância da união política entre os estados e o papel dos municípios no debate. "E o governador, vamos dizer assim, saiu na frente abrindo essa discussão com os outros governadores. Se constituiu uma carta da Ferro Sul e assinada pelos governadores dos quatro estados, porque o governo federal está iniciando a discussão sobre a renovação ou não dessa concessão com a Rumo, que é a empresa que faz a concessão hoje. É importante ouvir os governadores e também os municípios de cada estado", afirma Topázio.

A proposta será coordenada tecnicamente pelo secretário Beto Martins e representa um passo importante para o fortalecimento do modal ferroviário no Brasil.

Ouça a entrevista com o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito