Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Morro dos Cavalos vira prioridade da ANTT

Relatório aponta dois túneis como solução mais provável e expectativa é de definição até o fim do ano

Por Fernanda Zampoli 27/08/2025 - 09:43 Atualizado há quase um minuto
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101 em Palhoça, avançou nas tratativas em Brasília e foi incluído como prioridade número um no relatório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU). A informação foi confirmada pelo coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Pedro Uczai (PT), após reunião realizada nessa terça-feira (26), na sede da agência.

Segundo o parlamentar, o próximo passo será a definição sobre o formato da obra, se em contorno ou em túnel. Hoje, a ANTT aponta como tendência a execução de dois túneis, mas ainda será necessário alinhar com o Ministério dos Transportes, o TCU, o governo de Santa Catarina e a concessionária CCR ViaCosteira, responsável pelo trecho Sul da rodovia. “Garantimos três pontos importantes: o Morro dos Cavalos está incluído entre as obras prioritárias, aparece como prioridade número um e a ANTT trabalha neste momento com a alternativa de dois túneis. Agora, o esforço é para que essa obra seja incorporada ao contrato da concessionária do trecho Sul, o que depende da anuência do Tribunal de Contas da União”, afirmou Uczai em entrevista, nesta quarta-feira (27) ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.

O deputado solicitou uma audiência com o ministro dos Transportes, marcada para a próxima semana, quando o governo do Estado deve apresentar estudos técnicos sobre a alternativa de contorno. A reunião servirá para amadurecer uma posição conjunta entre União, governo catarinense e empresas.

A expectativa do Fórum Parlamentar Catarinense é que até o fim do ano haja uma definição sobre o modelo da obra e a formalização junto à concessionária. “Se o Tribunal de Contas constituir logo a comissão e o processo avançar, poderemos iniciar 2026 já com a licitação encaminhada”, projetou Uczai.

Ouça na íntegra a entrevista com o deputado federal Pedro Uczai (PT):


 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito