O estudo de concepção para o contorno do Morro dos Cavalos será entregue pelo governador Jorginho Mello ao DNIT. Segundo o secretário adjunto de infraestrutura de Santa Catarina, Ricardo Grando, em entrevista à Rádio Som Maior, no Programa Adelor Lessa, nesta terça-feira (03), o projeto prevê 5,2km de nova rodovia no trecho da BR-101, com orçamento estimado em R$ 291 milhões. O valor representa menos de 15% do custo previsto para a alternativa de construção de túneis.
Segundo Grando, o estudo analisou tráfego, trajeto, geotecnia e impacto ambiental, além de propor soluções viáveis técnica e financeiramente. “Não somos contra o túnel, mas apresentamos uma alternativa execuível e viável, né e o importante é dar o pontapé inicial para que a obra saia do papel”, destacou. Ele frisou que o projeto foi elaborado com base em dados do DNIT.
O secretário adjunto explicou ainda que o licenciamento ambiental pode ser concluído em 12 meses e a execução em até 24 meses. “Esse é um projeto que pode ser licitado de forma integrada, em que a empresa vencedora já apresenta o projeto executivo, nós temos segurança de que, com apoio federal, é possível avançar rapidamente”, afirmou.
Ouça na íntegra a entrevista com o secretário adjunto de infraestrutura de Santa Catarina, Ricardo Grando: