A autorização para o governo do Estado iniciar o processo de licenciamento ambiental está entre as prioridades defendidas pela bancada catarinense em Brasília para viabilizar a solução do trecho do Morro dos Cavalos, em Palhoça. Em entrevista ao programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior, nesta quinta-feira (04), o deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) alertou que a nova licença pode levar até dez meses para ser concluída. “Não podemos mais perder tempo apenas discutindo, precisamos iniciar já esse processo, enquanto seguimos dialogando em paralelo”, afirmou.
O parlamentar lembrou que a licença anterior perdeu a validade e que, sem essa autorização, não há como a obra sair do papel, mesmo que os recursos e a definição contratual estejam garantidos. Para evitar atrasos, a orientação é que o licenciamento caminhe em paralelo às tratativas políticas e jurídicas que envolvem a obra considerada estratégica para Santa Catarina.
Além do tema ambiental, Vampiro destacou que a bancada também pressiona para que o trecho do Morro dos Cavalos seja incorporado à concessão da CCR ViaCosteira. “A decisão precisa ser do Ministério dos Transportes, mas nosso alinhamento é claro: dois túneis e execução pela CCR. O governador está empenhado, e nossa missão é garantir que não haja atrasos burocráticos”, reforçou.
Ouça na íntegra a entrevista com o deputado Luiz Fernando Vampiro: