Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Governo avalia audiência com Lula para discutir duplicação no Morro dos Cavalos

Deputado Vampiro diz que a proposta está avançando e que a obra pode ter início até julho de 2026

Por Davi Brabos 04/11/2025 - 12:19 Atualizado há 3 horas
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A discussão sobre a duplicação do trecho do Morro dos Cavalos, em Palhoça, pode chegar ao presidente Lula (PT) nas próximas semanas. Segundo o deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB), há a possibilidade de que a pauta seja levada ao presidente, após reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho. “O Renan se mostrou favorável a conversar com o presidente Lula”, afirmou Vampiro em entrevista ao Programa Adelor Lessa especial do centenário de Criciúma.

De acordo com o parlamentar, o presidente da Frente Parlamentar Catarinense, Pedro Uczai (PT), já se reuniu com o ministro para tratar do tema e aguarda apenas a definição de uma data para o encontro. “Ele ficou de marcar em novembro. Primeiro uma reunião técnica com o Fórum Parlamentar, e se a gente não se sentir satisfeito, aí sim uma audiência direta com o presidente”, explicou.

Vampiro também revelou que a secretária nacional de transporte rodoviário, Viviane Esse, está finalizando um documento técnico que será entregue à Frente Parlamentar e ao Tribunal de Contas da União (TCU). O material deve detalhar os custos operacionais e o aceite do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que a obra seja assumida pela CCR. “Ela se comprometeu a entregar nesta semana, ou no início da próxima”, disse o deputado.

O parlamentar reconhece que o tema ficou estagnado nos últimos anos, especialmente após a implantação da quarta faixa na BR-101, que “serviu para arrefecer todo um calor que existia em relação ao Morro dos Cavalos”. No entanto, ele avalia que houve avanços significativos desde a retomada das discussões no final de 2023. “A audiência realizada foi muito importante, reuniu o TCU, o Ibama, a ANTT e o Ministério. Ficou todo mundo na mesma sala, e isso gerou resultado”, afirmou.

Com otimismo, Vampiro projeta que as obras possam começar em meados de 2026. “Eu estou muito convicto que em julho de 2026 a gente tenha ação já de obras naquele local. É uma perspectiva positiva e otimista”, concluiu o deputado.

Ouça, na íntegra, a entrevista do deputado Vampiro:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito