A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) está sob nova gestão. A professora Gisele Coelho Lopes assume oficialmente a reitoria da instituição nesta quarta-feira (21), substituindo Luciane Ceretta, que se licenciou do cargo para assumir a Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina. A cerimônia de transmissão do cargo ocorre às 16h, com a entrega simbólica da chave da universidade.
Gisele destacou que sua gestão dará continuidade ao trabalho desenvolvido por Ceretta, de quem foi braço direito desde o início da reitoria. Ela ocupou os cargos de chefe de gabinete e pró-reitora. “Em todos esses anos convivendo ao lado da professora Luciane Ceretta, o meu estilo continuará sendo o mesmo. Sempre trabalhando com as pessoas”, afirmou a reitora. Ela enfatizou o compromisso com os quase 18 mil estudantes e mais de 1.700 colaboradores da instituição.
A nova reitora também destacou a importância de cumprir os compromissos assumidos com a comunidade acadêmica durante a eleição realizada em março de 2023, quando ela e Luciane foram eleitas com 11.228 votos. “Essa comunidade espera, no mínimo, que tenhamos continuidade daqueles compromissos que assumimos juntas”, frisa.
Gisele revelou ainda que Luciane Ceretta segue próxima, mesmo à frente da Secretaria de Educação, oferecendo conselhos e apoio. Ela cita uma das frases marcantes que ouviu da antecessora: “Primeiro as pessoas, depois as coisas”, lembra.
Por fim, Gisele reafirmou o compromisso com a estabilidade institucional e com o futuro da educação superior. “A gente precisa ter coragem para poder enxergar os desafios com muita cautela, mas com energia suficiente para fazer acontecer em tempos desafiadores”, finaliza
Ouça, na íntegra, a entrevista da nova reitora: