O ritmo das obras da BR-285, no trecho que passa por São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, foi reduzido nos últimos dias devido às temperaturas extremas registradas na região. A informação foi confirmada pelo prefeito do município, Duda Becker, que rebateu especulações sobre abandono do serviço ou falta de recursos. “Se eles suspenderam os serviços, não é por falta de recurso, é por causa do frio. O recurso está na mão. Estivemos em Brasília há poucos dias e o pessoal do DNIT confirmou que o recurso tem”, declarou o prefeito em entrevista na manhã desta segunda-feira (07), ao Programa Adelor Lessa, na rádio Som Maior.
A BR-285 é a rodovia que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul pela chamada Serra da Rocinha, importante ligação entre os municípios de Timbé do Sul (SC) e São José dos Ausentes (RS). Segundo Becker, o frio intenso tem dificultado o funcionamento das máquinas e dos veículos utilizados nos trabalhos. “Dava problema até nos caminhões e patrolas. Tivemos que colocar aditivo nos radiadores e mesmo assim deu bastante problema. Teve dia com sensação térmica de -16°C, -17°C”, relatou.
Atualmente, cerca de 90% da base do trecho gaúcho já está concluída. A pavimentação será finalizada após a construção da ponte principal, com cerca de 400 metros de extensão e até 80 metros de altura. A previsão para a conclusão total da obra é de aproximadamente um ano e meio.
Além da ponte, a obra da cortina de concreto — localizada na parte superior da serra — deve ser finalizada até novembro, segundo previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Ouça na íntegra a entrevista do prefeito de São José dos Ausentes (RS), Duda Becker: