O advogado Mauri Nascimento, do sul do estado, classificou como “uma vitória maiúscula” o resultado obtido na eleição direta da OAB para composição da lista sêxtupla que será encaminhada ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Ele foi o quarto mais votado entre os candidatos e segue na disputa pela vaga de desembargador destinada ao Quinto Constitucional.
Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, Mauri destacou a mobilização da advocacia do sul catarinense. “Nós temos um colégio eleitoral pequeno, de Garopaba até Passo de Torres, com cerca de 4.300 advogados. Me senti literalmente abraçado pela região”, disse.
Mauri também ressaltou o contexto histórico do momento. “Estamos há 21 anos sem um representante do Sul no Tribunal de Justiça. A doutora Salete Sommariva foi a penúltima, e o doutor Ulisses, de Tubarão”, recordou.
Com a votação finalizada, a OAB deve homologar a lista sêxtupla nesta quinta-feira (9) e encaminhá-la ao TJSC. A partir daí, os desembargadores irão sabatinar os seis nomes e realizar uma votação secreta para definir a lista tríplice. Cada desembargador terá direito a três votos.
“O processo zera agora. Os seis estão em igualdade de condições. Mesmo assim, sigo confiante. Na sabatina interna anterior, no Conselho da OAB, fiquei em primeiro lugar. E agora estarei em Florianópolis, me apresentando aos desembargadores, iniciando essa nova fase”, explicou.
A previsão é que o Tribunal de Justiça defina a lista tríplice ainda neste mês de outubro ou em novembro. Depois disso, o governador do Estado escolherá um dos três nomes para ocupar a vaga de desembargador.
Ouça na íntegra a entrevista com o advogado Mauri Nascimento: