A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou o edital 61/2025, que vai destinar R$ 1 milhão para fomentar pesquisas voltadas à recuperação ambiental e valorização do carvão mineral no Sul do estado. Serão selecionados até quatro projetos, com recursos de até R$ 250 mil cada. As propostas devem ter como foco a Bacia Carbonífera, abrangendo os rios Tubarão, Urussanga e Araranguá.
Segundo o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, o objetivo é estimular soluções inovadoras e identificar boas práticas já aplicadas na região. “Esse edital olha especificamente as universidades e centros de pesquisa do Sul, como Unesc, Satc e UFSC/Araranguá, que podem também se associar a outras instituições, o que nós queremos é entender quais iniciativas têm dado melhores resultados para a recuperação ambiental e a valorização do carvão mineral”, explicou.
O edital prevê tanto o desenvolvimento de novas tecnologias quanto a análise de projetos já realizados, permitindo avaliar sua eficiência. Todas as informações e regras estão disponíveis no site da Fapesc (fapesc.sc.gov.br), na chamada pública nº 61/2025. “Nossa equipe está à disposição para esclarecer dúvidas dos pesquisadores interessados em acessar esses recursos e contribuir com soluções para uma área tão estratégica do estado”, destacou Fábio Pinto.
Ouça na íntegra a entrevista com Fábio Wagner Pinto: