O município de Criciúma foi eleito a 4ª cidade mais inteligente da região sul e a décima sexta do Brasil no ranking Connected Smart Cities 2025. Essa premiação é concedida por iniciativas que unem tecnologias e políticas públicas, como a adoção do aparelho que substitui os testes manuais de glicose e pelo uso de indicadores e metas para modernizar a gestão municipal. O prefeito Vagner Espíndola, em entrevista a Rádio Som Maior, nesta quinta-feira (25), destacou o reconhecimento. “Na prática, isso é o que faz as cidades serem reconhecidas como inteligentes, sentir a dor das pessoas e adotar, através de ferramentas de inovação e tecnologia, soluções que vão aliviar essa dor”, afirmou.
O aparelho ‘Libre’, foi implantado como política pública pioneira no estado de Santa Catarina e beneficia crianças com diabetes do tipo 1 que antes precisavam realizar até 10 perfurações diárias nos dedos. O dispositivo é fixado no braço e conectado a um aplicativo, permitindo o monitoramento constante da glicose.
A cidade também foi avaliada por 70 indicadores em 13 eixos, como mobilidade, economia, educação, sustentabilidade e governança, e de acordo com o prefeito o unicípio se destacou também por práticas de gestão iniciadas em 2017, como o uso de metas e desempenho para orientar decisões administrativas.“Começamos a transformar a cultura organizacional dentro da prefeitura de Criciúma, trazendo boas práticas da iniciativa privada e trabalhando com nossos servidores para extrair o melhor da gestão pública”, completou.
Ouça na íntegra a entrevista com o Prefeito Vagner Espíndola: