O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) lança, nesta terça-feira (11), em Belém (PA), o livro “Além da COP30”. A obra reúne contribuições de importantes pesquisadores nacionais e internacionais e destaca ainda iniciativas catarinenses em energia limpa e inovação.
“Vai ser uma grande oportunidade de trazer, inclusive, experiências catarinenses, também brasileiras e também mundiais”, afirmou Uczai, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior. Ele coordena o livro que conta com textos do cientista brasileiro Carlos Nobre e da autora canadense Naomi Klein. “Ela aceitou o desafio de produzir um texto também para o nosso livro”, pontuou o parlamentar.
Uczai explica que a obra aborda não apenas os impactos das mudanças climáticas, mas sobretudo as soluções tecnológicas, científicas e de inovação para enfrentá-las. "Não só das críticas às mudanças climáticas, mas também das alternativas, o que podemos desenvolver na ciência, na tecnologia e na inovação para dar resposta ao aquecimento global”, disse.
Para viabilizar o lançamento, o deputado percorreu cerca de 3 mil km de carro desde Santa Catarina até Belém, transportando os exemplares da obra na caminhonete. A viagem também ofereceu a oportunidade de observar diretamente os efeitos e realidades ambientais ao longo do trajeto. “Aqui vi a importância de preservar a Amazônia para preservar a regularidade das nossas chuvas no Sul do país. [...] Não é possível mais alguém negar o aquecimento global”, alertou, citando os problemas recentes no Paraná, que sofreu com tornados no último final de semana.
Solução para o Morro dos Cavalos
Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, Pedro Uczai não deixou de falar sobre a situação do Morro dos Cavalos durante a entrevista desta terça (11). O deputado afirmou ter conversado com o ministro dos transportes, Renan Filho, durante a COP30. "Eu disse a ele que a gente gostaria de conversar com ele. Ele está aberto para a gente conversar", destaca.
Sobre as opções possíveis para a situação do Morro dos Cavalos, Uczai revela a preferência do ministério pelo túnel, em detrimento do contorno. "Em princípio, a opção túnel está praticamente consolidada. Se não tem um grande impacto [tarifário no pedágio], a tendência é fazer a opção dos dois túneis", destaca.
Na última semana, o parlamentar destacou acreditar que a solução definitiva saia ainda neste ano. Nesta terça (11), ele manteve o otimismo. "Quero concluir meu mandato como coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, entregando para Santa Catarina, entregando para o Sul, uma decisão definitiva sobre o Morro dos Cavalos", finaliza.
Ouça, na íntegra, a entrevista do deputado Pedro Uczai:
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!