A cidade de Criciúma vai inaugurar, nesta sexta-feira (14), a sua primeira estação meteorológica da Defesa Civil. Inicialmente, a estrutura está presente no Rio Maina, mas a previsão é de que outras cinco sejam postas no futuro, em todas as macrorregiões do município.
Após o início das operações, a Defesa Civil será capaz de monitorar os dados, para uma maior assertividade nas tomadas de decisão nos períodos de chuva e vento. "A gente vai conseguir ter uma série de dados, uma série de medições que a gente não tem hoje para tomada de decisão", explica o diretor da Defesa Civil, Fred Gomes, ao Programa Adelor Lessa.
Fred destaca como a operação irá funcionar, citando uma maior "atenção" para locais que registram maior volume de chuva. "Choveu 10 milímetros e alagou uma determinada via em um determinado bairro. 10 milímetros não é o suficiente, de repente, para a gente ter uma problemática. Agora, se choveu 100 milímetros e eu tive, de repente, uma drenagem que acabou não dando conta pelo grande volume de chuva, é outro cenário", exemplifica. "Então, naquele que choveu 10 milímetros, eu consigo dar uma atenção maior, até por conta de uma, de repente, manutenção que tem que ser feita", adiciona.
Apesar de não fazer previsões meteorológicas de longo prazo, o diretor avalia como principal utilidade do novo serviço as medições após os eventos climáticos. "A pressão atmosférica caiu repentinamente, eu sei que vem uma chuva por aí. Então, as medições pós-eventos, elas vão ser muito importantes", aponta.
Instalações a longo prazo
Nesta sexta-feira (14), será inaugurada a estação do Rio Maina. Em breve, também devem ser fixados os pontos no Paço Municipal, e também na Quarta Linha. Para o futuro, a expectativa é de que as instalações operem em todas as macrorregiões de Criciúma. "Próspera, Pinheirinho, Centro, Grande Santa Luzia, Rio Maina e Quarta Linha. Então, pelo menos, seis estações meteorológicas pra gente ter uma tomada de decisão, uma tabulação de dados bem efetiva", finaliza Fred.
Ouça, na íntegra, a entrevista do diretor da Defesa Civil:
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!