A Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera), retornou recentemente de uma missão técnica à China, com interesse em inovação tecnológica, parcerias estratégicas e avaliação de equipamentos elétricos de ponta. O foco é a futura terceira subestação, que será implantada no segundo semestre em Criciúma. A comitiva visitou fabricantes chineses de materiais elétricos com o objetivo de testar, homologar e aplicar as tecnologias no Brasil.
De acordo com o gerente geral da Coopera, Jefferson Spacek, a viagem teve como principal destino uma empresa parceira interessada em expandir sua atuação no mercado brasileiro. "Muitos dos equipamentos que eles fabricam lá, a nossa base aqui pode servir de teste e de homologação para que sejam vendidos esses produtos aqui", explicou Jefferson.
Entre os equipamentos analisados, estão interruptores, tomadas, transformadores, componentes subestações e medidores, a maioria deles fabricados em linhas automatizadas. "Seja na parte residencial, comercial, industrial, distribuição de energia elétrica, tudo isso a gente viu lá", destacou.
Ouça na íntegra a entrevista com o gerente geral da Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera), Jefferson Spacek: