Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Congresso Estadual de Vereadores debate agricultura, tecnologia e democracia em Florianópolis

Encontro acontece na Alesc e reúne representantes de câmaras municipais de todo o Estado

Por Maryele Cardoso 11/11/2025 - 16:03 Atualizado há meio minuto
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais de Santa Catarina começou nesta terça-feira (11), na Alesc, em Florianópolis, reunindo parlamentares e servidores de todo o Estado. O evento, promovido pela Federação das Câmaras de Vereadores (UVESC), segue até sexta-feira (14) no plenário da Assembleia Legislativa, com uma ampla programação voltada à qualificação do trabalho legislativo municipal.

A presidente da UVESC e vereadora de Chapecó, Marcilei Vignatti, destaca que o congresso vai abordar temas fundamentais para o dia a dia das câmaras e das cidades. “Nós aqui na Uvesc nunca temos um tema só para discutir, porque o vereador lida com todos os assuntos da cidade. Teremos debates sobre agricultura, emendas parlamentares, segurança pública, tecnologia e democracia sem violência contra as mulheres”, explica. Além disso, entre os convidados estão representantes do SEBRAE, da Secretaria de Agricultura, especialistas em direito eleitoral e o jornalista Ivan Moré, que falará sobre “desobediência produtiva”.

Marcilei também destaca as discussões sobre reforma tributária, cenários políticos para 2026 e o uso da inteligência artificial na gestão pública, além da entrega do Prêmio Boas Práticas, que reconhece projetos inovadores de câmaras municipais. A presidente ressalta sobre a importância do debate sobre emendas impositivas e a relação entre Legislativo e Executivo. “É um tema sensível, porque mexe na distribuição dos recursos e exige diálogo com os prefeitos. Mas é fundamental discutir a democratização das emendas e a socialização dos recursos públicos”, completa.

Ouça a entrevista completa:
 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito