O contrato para a nova concessão do Aeroporto de Jaguaruna será assinado nas próximas semanas. Prevista para os primeiros dias de junho, a assinatura definitiva acontece mais de seis meses após o leilão, que definiu o novo concessionário. "É uma burocracia muito grande", aponta o secretário de portos, aeroportos e rodovias de Santa Catarina, Beto Martins, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, nesta sexta-feira (16).
Um dos pontos a serem alterados no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi sob a nova gestão, é a nova pista, mesmo sem nenhum grande problema na pista atual. "Nós temos uma questão futura e no contrato que vai ser assinado com o concessionário novo", informa o secretário. Para ele, o problema principal do aeroporto à curto prazo é o terminal do passageiro. "Assim que eles assinarem o contrato, a gente tem um status de um cronograma que envolve essas obras que são fundamentais", revela.
Ainda, Martins destaca o cumprimento do contrato com a Latam, que disponibiliza dois voos diários com destino à Guarulhos. "Em junho eles começam com mais três semanais. A partir de outubro vira mais cinco. Então nós teremos 12 voos semanais para Guarulhos partindo de Jaguaruna", lembra.
Participação no SC Day
Nesta semana, o secretário participou da comitiva catarinense que esteve no SC Day, durante a Brazilian Week, em Nova York. Segundo ele, o resultado do evento foi positivo para o estado. "Para mim, nós deixamos uma marca importante. Mais importante do que o que nós apresentamos, do que o governador falou, foram os depoimentos dos empresários que já investem em Santa Catarina. Então, foi realmente um sucesso a nossa passagem por Nova York", acredita.
Dentre os projetos apresentados por Santa Catarina, o que mais chamou a atenção para o investimento dos norte-americanos foi a Via Mar, rodovia alternativa à BR-101 no trecho Norte, que vai da região de Joinville até a Grande Florianópolis. "Tivemos duas importantes reuniões com fundos de investimentos que eu conheço, sei do tamanho, força e potencial. E a noiva aqui foi a Via Mar, realmente todo mundo muito interessado", destaca.
Ouça o que disse o secretário, ao Programa Adelor Lessa: