A barragem do Rio do Salto, deve ser vinculada à Secretaria da Agricultura. A informação foi destacada pelo secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, ao explicar que a estrutura tem como principal finalidade atender produtores de arroz da região da Amesc.
Segundo Hildebrandt, a barragem não se enquadra no modelo de contenção utilizado pela Defesa Civil, como ocorre nas estruturas do Alto Vale do Itajaí. Ainda assim, o secretário reforçou a necessidade de atenção à operação da barragem, já que o mau uso em períodos de chuva pode gerar riscos à população. “Ela pode se tornar um problema de defesa civil se for mal operada”, alertou.
Atualmente, a barragem é operada por agricultores locais. O governo estuda uma gestão compartilhada entre Agricultura e Defesa Civil para evitar que a estrutura fique “sem dono”. A definição deve envolver também o secretário da Agricultura, Valdir Colatto, e a Casan, que chegou a indicar inicialmente que a responsabilidade seria da Defesa Civil.
Ouça a entrevista no Programa Adelor Lessa: