O segundo semestre letivo começou nesta segunda-feira (04), na Unesc, em Criciúma, com mais de mil novos alunos ingressando em mais de 30 cursos de graduação. A reitora em exercício da Unesc, Gisele Coelho Lopes, destacou que o retorno às aulas é um momento grandes experiências. " A universidade é um momento de recomeço, a primeira formação é aquela que fica, oferece novas experiências a cada semestre", afirma.
O estudante Gustavo, da quarta fase de Matemática, também falou sobre a retomada. "O estudante deixa de ser apenas um receptor e passa a ser protagonista da própria formação”, disse. “Estou animado, a gente sempre tem muito a aprender quando se dedica e pesquisa”, acrescentou.
O campus da universidade recebeu milhares de alunos logo nas primeiras horas da manhã, com recepções organizadas pelos cursos. Além da retomada das aulas, a Unesc comemora os avanços do programa Universidade Gratuita, que atualmente beneficia cerca de 44% dos alunos da graduação presencial. A iniciativa garante o acesso e a permanência de estudantes com renda per capita de até quatro salários mínimos, muitos dos quais trabalham o dia inteiro para manter os estudos. “O programa permite que o aluno tenha dignidade, acesso ao ensino e uma vida mais tranquila. Sem ele, muitos não conseguiriam estar aqui”, destacou Gisele.
A nova etapa de inscrições se encerra no dia 8 de agosto e deve ampliar ainda mais o número de contemplados. Para a reitora, a política pública tem transformado vidas. “É uma oportunidade real para quem antes não via possibilidade de cursar o ensino superior”, completou.
Ouça a entrevista com a Reitora, Gisele Coelho Lopes: