Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Audiência Pública discute inclusão do “Setembro Dourado” para conscientização do câncer infanto-juvenil em Criciúma

Evento foi realizado na noite desta quarta-feira
Por Redação Criciúma, SC, 09/12/2021 - 19:30
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A proposta de inclusão do “Setembro Dourado” no calendário de Criciúma para conscientização do câncer infanto-juvenil foi definida após Audiência Pública realizada na noite desta quarta-feira (8) pelo Legislativo Criciumense. Sob comando do vereador Paulo Ferrarezi (MDB), foram ouvidas autoridades no assunto e a atual situação da doença no município.

Segundo a responsável pela captação de recursos e marketing da Casa Guido, Viviane Hofman, atualmente o local acolhe 84 pacientes, dos municípios da AMREC, AMESC E AMUREL. “Neste ano nós temos a triste marca de que já foram registrados nove óbitos e desses, três não chegaram a completar um ano com nosso atendimento. Já chegaram com a doença muito avançada”, ressaltou.

O diagnóstico precoce também esteve em pauta na Audiência Pública. “A inclusão do mês para conscientização da doença é muito especial para o município, ela vem ao encontro de todo planejamento e o futuro da Casa Guido. Estaremos juntos para fazer com que setembro seja aproveitável. Quanto mais cedo se descobre a doença, mais chance a criança tem”, enfatizou o presidente da instituição, Rogério Campos.

Atualmente o tratamento de crianças com câncer é feito em conjunto com o serviço de oncopediatria do Hospital São José e, segundo o diretor do Hospital Materno Infantil Santa Catarina, Dr. Leon Iotti Neto, são três leitos disponíveis. “Temos uma possibilidade de buscar a ampliação desses leitos, pois para atender todos os municípios seriam necessários pelo menos dez. Além de transformar em um local para dar apoio e sustento aos pacientes”, ressaltou.

“Foi um momento para que todos nós aprendêssemos um pouco sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, a atual situação da doença em nosso município e região. Agora, com os resultados da Audiência, converteremos em um Projeto de Lei para que Criciúma tenha um mês dedicado ao assunto”, finalizou o vereador proponente.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito