Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Audiência Pública debate criação de Dia Municipal de Prevenção a Deficiência

Segundo OMS, 70% dos casos de deficiência poderiam ser evitados se houvesse prevenção
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 26/02/2018 - 11:28 Atualizado em 26/02/2018 - 11:58
(foto: Clara Floriano)
(foto: Clara Floriano)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na próxima quarta-feira (28) será realizada uma Audiência Pública, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Criciúma (APAE), no bairro Pinheirinho, para discutir a criação de um Dia Municipal de Prevenção a Deficiência em Criciúma. A data seria incluída no Calendário Oficial de Datas e Eventos da Cidade.

A APAE já atua na prevenção e conscientização de deficiências e a criação do data ajudaria neste quesito. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% dos casos de deficiência poderiam ter sido evitados, caso houvesse um trabalho prevenção efetivo.

“Baseado neste dado, começamos a pesquisar medidas simples que podem ser feitas antes e depois de engravidar e após o nascimento”, comentou Márcia Felisbino, fisioterapeuta que atua na programa de Prevenção da APAE Criciúma.

Segundo Márcia, as pessoas estão deixando de usar preservativo durante as relações sexuais o que leva a doenças sexualmente transmissíveis. “Estamos começando a ter crianças que contraíram deficiências intelectuais e físicas em função destas doenças”, contou.

A fisioterapeuta destacou ainda a importância da mulher se preparara para a gravidez. “São dicas simples. Nós vamos em cursos de novos, em escolas, principalmente com adolescente, dando palestras, entregando cartilhas e tirando dúvidas”, explicou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito