Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Atingidos pelo ciclone deverão contar com liberação do FGTS

Defesa Civil está realizando levantamento em todos os municípios do estado para solicitação do fundo
Por Paulo Monteiro Florianópolis - SC, 07/07/2020 - 09:59 Atualizado em 07/07/2020 - 10:00
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As pessoas que foram prejudicadas de alguma forma pelo Ciclone Bomba ocorrido na última semana em Santa Catarina, deverão contar com a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Defesa Civil do Estado está orientando os órgãos municipais à preencherem uma série de documentos para que, então, a Caixa Econômica Federal possa fazer a liberação de acordo com cada cidade.

"Estamos orientando as Defesas Civis municipais para preenchimento de um relatório cosntando todos os afetados, as residências afeatadas. No caso do vendaval, temos casa de vizinhos que foram afetadas e outras que não foram, então é preciso esse elvantamento mais detalhado e, para isso, estamos orientando as governadorias municipais, Defesa Civil e também as assistências sociais", pontuou o coordenador da Defesa Civil de SC, coronel João Batista Cordeiro.

A previsão é de que o levantamento em todo o estado seja concluído ainda nesta terça-feira, 7. Com os documentos prontos, restaria então somente a liberação automática por parte da Caixa. "Esses relatórios são encaminhados para a caixa e ela automaticamente libera, não precisa fazer um pedido. A legislação definque que é direito das pessoas, numa condição dessas, ter o FGTS liberado", disse o coronel.

Prejuízos

Levantamentos preliminares apontam que Santa Catarina teve um prejuízo de cerca de R$ 278 milhões por conta do ciclone. A região litorânea mais ao norte do estado foi a mais atingida pelo fenômeno, mas muitos municípios com forte atividade agrícola também tiveram um prejuízo considerável.

"No final de semana visitei Praia Grande, Timbé do Sul e Treviso, e os prefeitos e empresários solicitaram apoio para reerguimento da economia, porque foi bastante afetada lá, e a gente já vem de uma crise econômica forte por cotna da Covid-19", pontuou o coronel.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito