Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Assembleia Legislativa homenageia Criciúma pelos 100 anos de emancipação

Sessão solene realizada no Mampituba destacou a história, o desenvolvimento e as lideranças que contribuíram para o crescimento do município

Por Redação Criciúma, 07/11/2025 - 11:21 Atualizado há quase um minuto
Foto: Bruno Collaço/Agência AL
Foto: Bruno Collaço/Agência AL

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promoveu, na noite desta quinta-feira (6), uma sessão solene em homenagem aos 100 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma. A cerimônia, realizada na Sociedade Recreativa Mampituba, reuniu lideranças políticas, empresários, representantes de entidades sociais e moradores da cidade. A iniciativa foi proposta pelo presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), em conjunto com a Bancada do Sul.

Durante o evento, 32 personalidades foram homenageadas por suas contribuições ao desenvolvimento de Criciúma ao longo de um século de história. A solenidade também contou com a exibição de um vídeo institucional que relembrou a trajetória do município. Desde sua formação, em 1880, marcada pela influência italiana, até a consolidação como polo industrial e referência em inovação, especialmente nos setores de mineração, cerâmica e tecnologia.

Em seu pronunciamento, Julio Garcia destacou a importância da cidade no contexto catarinense. “Criciúma é uma cidade muito importante no contexto de Santa Catarina. São 100 anos de uma história que vem fazendo dela uma cidade cada vez melhor, boa para viver e com segurança”, afirmou o presidente do Legislativo. Ele também lembrou o papel histórico da Assembleia na criação do município. “A Assembleia Legislativa foi a responsável pela emancipação há 100 anos, e hoje nada mais justo do que reconhecer a importância da cidade e homenagear os criciumenses.”

O deputado Rodrigo Minotto (PDT), também representante da região, reforçou o sentimento de pertencimento da comunidade. “Comemorar 100 anos é uma vitória que engrandece o povo que tem sua raiz aqui, que faz crescer o município e o torna referência. Criciúma ainda tem muito a se desenvolver”, destacou.

Falando em nome dos homenageados, o ex-prefeito Clésio Salvaro ressaltou que o desenvolvimento de Criciúma foi resultado de coragem e trabalho coletivo. “Cada um, ao seu tempo, deu o melhor de si para fazer a cidade que temos hoje. Não foi sorte, foi coragem. Não foi acaso, foi trabalho, dedicação e pertencimento”, disse.

O ex-governador Eduardo Pinho Moreira também destacou o papel da boa gestão pública na trajetória do município. “É preciso valorizar os bons gestores, e Criciúma teve essa sorte: de ter gestores responsáveis, que cuidaram desta cidade com carinho”, afirmou. Já o deputado federal Luiz Fernando Vampiro ressaltou o espírito coletivo: “Essa Criciúma não foi construída por uma gestão, mas por pessoas do bem que trabalharam em prol do desenvolvimento”

Encerrando a cerimônia, o prefeito Vagner Espindola Rodrigues (PSD) destacou o planejamento voltado ao futuro da cidade, com foco na mobilidade urbana e na integração de novos moradores. “Hoje é o reconhecimento das mãos, das mentes e dos saberes que fizeram Criciúma chegar aos 100 anos ainda jovem e próspera”, disse.

Entre os homenageados estão ex-prefeitos, ex-governadores, conselheiros municipais e o atual presidente da Comissão do Centenário, Arleu da Silveira, representando as lideranças que ajudaram a moldar a história e o desenvolvimento da Capital dos Parques Urbanos.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito