Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

As realizações de Zé Augusto Hülse

O 4oito resgata publicação do Jornal A Tribuna de 2016, uma pesquisa de Archimedes Naspolini Filho sobre o ex-prefeito hoje falecido
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 08/08/2019 - 14:22 Atualizado em 08/08/2019 - 14:23
Reprodução
Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Jornal A Tribuna, precursor da Tribuna de Notícias, fez publicar em sua edição de 5 de agosto de 2016 uma das edições do especial "Prefeitos de Criciúma", com pesquisa e redação de Archimedes Naspolini Filho. Naquela ocasião, o prefeito lembrado foi José Augusto Hülse, que comandou Criciúma de 1983 a 1988.

Como forma de homenagear Hülse, falecido nesta quinta-feira, 8, o 4oito resgata aquele conteúdo:

Reprodução / A Tribuna

José Augusto Hülse é natural de Tubarão, onde nasceu no dia 23 de março de 1937. Engenheiro civil. Casado com Maria Helena Ramires Hülse. Filhos: José Luiz, Osvaldo Neto, Saulo e Cristiane.

José Augusto Hülse/Roseval José Alves, ambos do PMDB, que apresentou, noutra sublegenda, a candidatura de Lírio Rosso/Luiz Dal Farra. Concorreram contra duas sublegendas do PDS: Nereu Guidi/Eno Steiner e Algemiro Manique Barreto/Domerval Zanatta.

Assumiu - juntamente ao vice Roseval Alves - dia 1º de janeiro de 1983 para um período de quatro anos, que acabou se estendendo por seis. Ao prestar contas do que fizera como administrador principal do Município, entregando o governo ao sucessor, Altair Guidi, distribuiu um pequeno caderno contendo as ações desenvolvidas pelo seu governo, intitulado Finis Coronat Opus (O fim coroa a obra) que, certamente, é guardado por alguns daqueles que compareceram à cerimônia de transmissão de cargo.

Entrevistado para a finalidade desta sequência histórica, Zé Augusto - como gosta de ser chamado - discorreu com boa lembrança. Dessa conversa destacamos:

- Cumprimos o programa estabelecido para o setor da saúde comunitária, urbana e rural, com 40 ambulatórios que atendem a mais de 100 mil pessoas. Ampliamos as ações dessa área de acordo com a reforma sanitária imposta pela União, visando a municipalização dos serviços básicos como: atendimento odontológico, farmacêutico, de enfermagem e laboratorial.

- No setor da Assistência Social desenvolvemos projetos na organização comunitária em mais de 50 associações de moradores. Regularizamos áreas e projetos de loteamentos e habitações populares. Entregamos mais de 2 mil unidades residenciais.

- A Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma) mantém 31 creches e 90 clubes de mães.

- O saneamento e o meio ambiente se constituíram grandes desafios. Implantamos o aterro sanitário e uma rede setorizada de galerias sanitário-pluviais com extensão linear de mais de 500 quilômetros.

- Eliminamos os focos de queima de rejeitos peritosos e implantamos a legislação ambiental.

- A educação teve um cuidado especial neste governo. Desde a pré-escola até o apoio ao projeto Fucri-Universidade; em ambos houve considerável investimento. Acabamos com o turno intermediário (11h às 14h). Implantamos o plano de carreira do magistério. Executamos uma política de valorização ao professor, com vencimentos corrigidos. Implantamos o Estatuto do Magistério. As escolas passaram a ser dirigidas por professor eleito pela comunidade escolar. Construímos mais de 100 novas salas de aula.

Na área do esporte, da cultura e do turismo, Zé Augusto lembrou:

- Dois congressos nacionais foram aqui realizados, ambos com irrestrito apoio do Paço Municipal: o Congresso Brasileiro de Professores e o Congresso Brasileiro da Indústria Cerâmica.

- Construímos, pelo menos, 20 campos de futebol pelo interior do município. Vinte novas quadras polivalentes de esportes. Foi recuperada a Vila Olímpica que, construída por Manique Barreto, ficou completamente abandonada logo em seguida.

Mais tópicos na reprodução abaixo:

Reprodução / A Tribuna

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito