Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

As razões para Siderópolis assinar novo contrato com a Casan

Prefeito Alemão justifica garantia de investimentos para renovar a parceria
Por Redação Siderópolis, SC, 10/06/2019 - 18:35 Atualizado em 10/06/2019 - 18:46
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Município emblemático - em seu território está a maior barragem para abastecimento humano em Santa Catarina, a Barragem do Rio São Bento -, Siderópolis assinou na manhã desta segunda-feira, 10, o Contrato de Programa com a Casan.

Baseado no Plano Municipal de Saneamento Básico, o Contrato de Programa estabelece as ações a serem realizadas nos próximos 30 anos, bem como define um cronograma de compromissos. Entre os investimentos previstos está a segunda etapa da implantação da rede de esgoto em Siderópolis, a substituição imediata da adutora que abastece o município, evitando eventual desabastecimento em meio a rompimentos ou vazamentos da tubulação, e também o atendimento com rede ao bairro Alto Rio Maina, que hoje não é abastecido pelo Sistema Integrado.

"Em curto prazo teremos investimentos importantes, tanto para não faltar água, adutoras e bombas novas, o que até 2016 a Casan não tinha cumprido, da pavimentação da sede até a barragem, tudo isso foi contemplado. A realidade de Siderópolis é muito diferente de Criciúma", afirmou o prefeito Hélio Cesa, o Alemão, em entrevista ao programa Ponto Final, na Rádio Som Maior.

O futuro consórcio

Vinha se desenrolando, nos últimos meses, uma negociação para compor consórcio entre Siderópolis mais Criciúma, Içara, Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá para partilhar um sistema próprio de abastecimento de água. O prefeito de Siderópolis garantiu que não rompeu qualquer acordo. "Não que a gente furou, estamos tranquilos, assinamos hoje depois de uma negociação de quase dois anos. As coisas não são de uma hora para outra", afirmou. "Em nenhum momento deixamos de participar com os demais prefeitos, todos tiveram todas as informações da negociação de Siderópolis. A gente acompanhou no consórcio até que a aprovação do Samae esteja na Câmara. Mas tem todo o interesse de cada município, e Siderópolis negociou o que interessa para Siderópolis", destacou.

Participaram do ato desta segunda em Florianópolis, na sede da Casan, o secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, a diretora-presidente da Casan, Roberta dos Anjos, e o vice-prefeito de Siderópolis, Alexandre Feltrin. “Desde o início acompanhamos a pressão contrária à assinatura de contrato, mas o prefeito sempre esteve disposto a se manter parceiro da Companhia, confiante na qualidade dos serviços prestados pela empresa”, disse Roberta. “Esse ato tem um valor simbólico muito grande para Santa Catarina”, disse. “Não apenas pela importância do município, mas também por todos os fatores políticos que permearam essa discussão”, enfatizou o secretário Douglas.

Ao final do ato, foi entregue uma placa à Prefeitura para marcar a assinatura do Contrato de Programa. O prefeito aproveitou a oportunidade para solicitar que a CASAN avalie a possibilidade de transformar a Barragem do Rio São Bento numa “ferramenta turística para a região”, além de cumprir com seu papel de abastecimento humano. Erguida na comunidade de Vila São Pedro como o principal manancial de captação para o Sistema Integrado de Abastecimento, além de Siderópolis a barragem abastece Criciúma, Içara, Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá, beneficiando mais de 500 mil pessoas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito