Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

As pesquisas anteciparam os resultados

Levantamento do IPC divulgado por A Tribuna, Rádio Som Maior e 4oito foi, mais uma vez, preciso
Por Clara Floriano Criciúma, SC, 30/10/2018 - 09:38
Foto: Denis Luciano / A Tribuna
Foto: Denis Luciano / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em um ambiente de questionamentos às pesquisas, os levantamentos, ao menos nos exemplos do segundo turno, acertaram ou chegaram muito perto dos resultados das urnas. Em Criciúma, o Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) apontou uma diferença de 1% entre o pesquisado e o apurado na disputa à Presidência da República. 

“Mais um ano eleitoral em que as pesquisas que a gente publicou com a Rádio Som Maior e com o Jornal A Tribuna bateram com o resultado das  urnas”, destacou o diretor do IPC, Renato Rampinelli.

O último levantamento na cidade, divulgado no dia 17, apontava o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) com 82,98% das intenções de voto. Na urna, domingo, ele alcançou 81,90%, uma diferença de 1,08%, inferior à margem de erro de 3,9 pontos para mais ou para menos. O mesmo vale para Fernando Haddad (PT), que, na pesquisa, teve 17,02% e terminou a eleição em Criciúma com 18,10% dos votos.

“Basicamente, foram os mesmos resultados. Além das pesquisas oficiais, as pesquisas internas também bateram com o resultado do  processo eleitoral tanto em Santa Catarina, quanto em outros estados em que também fizemos pesquisas”, enfatizou Rampinelli.

A precisão se repetiu na disputa ao Governo do Estado em Criciúma. O IPC apontou, 11 dias antes do pleito, que Comandante Moisés (PSL) tinha 72,40% das intenções de voto. Ele alcançou 75,83% no domingo. Dentro da margem de erro de 3,9 p.p., portanto. Gelson Merisio (PSD) somava na pesquisa do dia 17 um índice de 27,60%. Fez 24,17% dos votos válidos.

Estado e país

A pesquisa Ibope em Santa Catarina foi, das recentes, a que mais distante passou dos resultados das urnas. Apontava, no levantamento divulgado na sexta-feira, 59% para Comandante Moisés e 41% para Gelson Merisio. As urnas apontavam uma diferença maior, de 71,09% contra 28,91%.

Mas em nível nacional os principais institutos também tiveram sucesso. O Ibope apontou, no sábado, Bolsonaro com 54% e Haddad com 46%. O Datafolha veio, também na véspera do pleito, com 55% para o candidato do PSL e 45% para o petista. Das urnas, foram 55,13% para Bolsonaro e 44,87% para Haddad.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito