Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

As garrafadas e pomadas milagrosas de Dona Chiquinha

Francisca Bernardina Marcelo, mais conhecida como Dona Chiquinha, foi a convidada do Programa Do Avesso desta terça
Por Vitor Netto Criciúma, SC, 27/10/2020 - 19:44
Fotos: Vitor Netto / 4oito
Fotos: Vitor Netto / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Garrafadas, xaropes, pomadas milagrosas, gota para tratar doença da gota, tintura para rinite e outras tantas curas milagrosas. Assim é o dia a dia de Francisca Bernardina Marcelo, mais conhecida como Dona Chiquinha. Com experiências as vezes até mais valiosa que muitos doutores, Dona Chiquinha já perdeu a conta de quantas pessoas atendeu e salvou de Criciúma e região com suas curas e medicamentos milagrosos. Ela foi a convidada do Programa Do Avesso desta terça-feira, 27, na Rádio Som Maior. 

O conhecimento dela foi adiquirida com o cursos na Pastoral da Saúde e na Unesc e apresenta modéstia ao ser chamada de curandeira. "Curandeira não. Eu faço tudo pela Pastoral da Saúde, pois em primeiro lugar eu faço tudo com muito amor e muita atenção. O último curso que eu fiz foi da Jornada Catarinense da Pastoral, lá na Unesc, um médico que explica tudo quanto é doença", comentou. 

A produção é toda manual. Ela planta as ervas, colhe, produz os medicamentos e comercializa, para os vizinhos, amigos e simpatizantes, que a procuram para se consultar. "Hoje mesmo foi um dia, tinha que entregar garrafada para uma pessoa. Semana passada uma mulher veio lá em casa com o pé enfaixada e falou que tava com dor no pé. Eu perguntei se ela tinha ido no médico e disse que era doença da gota. Eles deram remédio, mas não estava ajudando em nada, não tava conseguindo nem dormir. Eu falei: tira essa faixa que não tem nenhuma ferida e já toma essa garrafada aqui", explicou. 

Garrafadas que serve para colesterol, triglicerídio e pressão alta, pomadas para dor, para queimaduras, problemas respiradores, remédios para ansiedade, dor de cabeça, sinusite, pedras nos rins e outros tantos problemas que fazem parte da vida e da produção de Dona Chiquinha e que ela compartilhou durante o programa Do Avesso. 

Ouça a entrevista completa:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito