Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Momento Longevidade

Arteterapia para idosos: saiba como funciona e os seus benefícios

Nas dicas do Residencial Nova Belluno, saiba mais sobre estímulos ao corpo e à mente na terceira idade através da arte
Por Redação Criciúma, SC, 09/03/2022 - 14:05 Atualizado em 09/03/2022 - 14:53
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Já imaginou estimular o corpo e a mente na terceira idade através da arte? Com a arteterapia para idosos isso é possível. Esse método ajuda muito as pessoas nessa fase a passar pelas mudanças naturais de forma mais plena.

Essa é uma das atividades realizadas no Residencial Nova Belluno e tem se tornado cada vez mais popular. É um incentivo para os participantes expressarem suas emoções por meio de trabalhos artísticos e com muita diversão.

Pinturas, danças, desenhos, modelagem, artesanato, música e muitas outras criações são feitas em aulas. Se você quer entender melhor sobre essa metodologia e suas vantagens, continue a leitura! 

Como funciona a arteterapia?

Essa atividade está cada vez mais aceita por todos. Sua dinâmica ajuda a ter momentos incríveis e a cada sessão os alunos se superam. Ela pode variar, mas, geralmente, é feita da seguinte forma:

● realizada em grupo;
● o professor dita as técnicas que serão aprendidas;
● é demonstrada a parte prática;
● os alunos desenvolvem seus trabalhos;
● o professor auxilia na confecção;
● os participantes mostram suas criações e explicam o que elas representam.

Quais os benefícios da arteterapia para idosos?

A arteterapia desempenha um grande papel na saúde, porque, além de exercitar o corpo, estimula a mente. Assim, acaba sendo uma forma de expressão dos seus desejos, lembranças, medos e outros sentimentos. Dentre os diversos benefícios, ainda podemos citar: 

Melhora da criatividade

As dinâmicas diferenciadas da arteterapia permitem que o idoso crie suas próprias obras, desenvolvendo itens que demonstram a sua personalidade. Nas aulas no Nova Belluno, nossos hóspedes realizam atividades que estimulam a criatividade e o raciocínio, elaborando pinturas, colagens e desenhos.

Reabilitação de movimentos

A prática de dança, pintura, artesanato e similares, por exemplo, promove melhorias na capacidade motora de pessoas com doenças como a de Parkinson, o que ajuda na reabilitação de movimentos desses pacientes.

Autoconhecimento

A arte é uma excelente forma de incentivar o autoconhecimento e autocompreensão. Através da diversão há uma melhora na concentração e da autoestima de maneira prazerosa, fazendo com que o idoso conheça a si mais a fundo e se veja da melhor forma.

Desenvolvimento de novas habilidades

As técnicas artísticas aprendidas em sala ajudam a ter novas habilidades. Isso porque realizar tarefas divertidas estimula o desenvolvimento das capacidades dos nossos residentes através da promoção de entretenimento.

Integração social

Às vezes os idosos se sentem sozinhos, mas com as sessões de arteterapia essa situação muda. Como são sempre realizadas em grupo, os participantes são convidados a expor seus trabalhos e a interagir uns com os outros, ajudando na integração social.

Melhora da autoconfiança

Como o aluno se sente com a autoestima elevada, sua confiança também aumenta na mesma proporção. Desse modo, ele mesmo propõe os desafios do seu dia a dia e busca vencê-los, mesmo se suas condições físicas ou mentais não estejam completamente estáveis. 

Como é a arteterapia no Nova Belluno?

Acreditamos que atividades musicais e artesanais ajudam a melhorar o humor e promovem outras vantagens por meio do improviso e de brincadeiras, liberando o estresse e ajudando na sociabilidade entre os idosos, familiares e colaboradores.

Para provar isso, durante o mês de fevereiro, em clima de Carnaval, os nossos residentes participaram da oficina de arteterapia, criando máscaras e enfeites. Tanta cor e criatividade ajudou também na cognição e foi um ótimo entretenimento.

Como você pôde notar, os benefícios da arteterapia para idosos são os mais variados. Por isso, conheça o Residencial Nova Belluno e tudo o que temos a oferecer para seus entes queridos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito