Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Arroio do Silva homenageia organizador da primeira Arrancada de Caminhões

Em entrevista a Adelor Lessa, Luiz Carlos Verdieri lembrou da primeira edição
Por Renan Medeiros Balneário Arroio do Silva, 24/02/2024 - 13:34 Atualizado em 24/02/2024 - 13:57
Adelor Lessa, Luiz Carlos Verdieri e Evandro Scaini (Fotos: Bianca Goulart)
Adelor Lessa, Luiz Carlos Verdieri e Evandro Scaini (Fotos: Bianca Goulart)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A 32ª edição da Arrancada de Caminhões, a maior do gênero no Brasil, teve um momento especial de reconhecimento a Luiz Carlos Verdieri, figura central na criação e realização da primeira edição do evento, em 1986. Verdieri, que à época desempenhava o papel de secretário de turismo de Araranguá, foi homenageado por sua iniciativa visionária que transformou Balneário Arroio do Silva em um ponto de encontro para entusiastas de competições de caminhões.

Emocionado, Verdieri concedeu entrevista ao jornalista Adelor Lessa, da rádio Som Maior, na manhã deste sábado (24). Ele relembrou os desafios e as motivações que o levaram a organizar a primeira Arrancada de Caminhões. "Quando eu propus a corrida de caminhão, eu tinha um projeto que era fazer com que Araranguá fosse conhecido a nível nacional, ou até internacional, através de um evento inédito", explicou Verdieri.

Inspirado por outros eventos que colocavam cidades de Santa Catarina em destaque, como a Oktoberfest de Blumenau, ele vislumbrava um evento que pudesse fazer o mesmo por Araranguá. Até 1995, Arroio do Silva era parte do município vizinho.

Segundo o idealizador, a iniciativa surgiu da observação de uma competição de caminhões nos Estados Unidos e contou com a colaboração entusiasmada de amigos e parceiros, como o empresário Paulo César Maciel da Silva, um aficionado por esportes motorizados e adrenalina, e o ex-deputado estadual Manoel Mota, que era caminhoneiro.

O evento ganhou um importante apoio quando Verdieri entrou em contato com a revista Caminhoneiro, que não só acreditou na proposta como também garantiu ampla divulgação do evento.

“Foi uma loucura”

“Capa, página central e mais de dez páginas dentro da revista falando do evento. E aí, Adelor, a coisa complicou. Porque tinha uma equipe enxutinha na prefeitura e não paravam mais de ligar. Era patrocínio. Era gente querendo se inscrever. Foi uma loucura. Saiu aquela revista, explodiu a nível nacional”, lembra Verdieri.

A primeira edição da Arrancada de Caminhões, segundo ele, foi um sucesso, atraindo a atenção de 74 veículos de comunicação e cerca de 70 mil espectadores, um feito notável para a época.

Durante a entrevista, Verdieri foi surpreendido com uma homenagem pelo prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, reconhecendo sua dedicação e o impacto significativo de sua visão para a comunidade local. "Grandes vitórias exigem dedicação" foi o tema da homenagem.

Ao olhar para trás, Verdieri expressou surpresa e gratidão pela evolução do evento. "Não imaginava lá em 1986 que ia chegar nesse tamanho, nessa estrutura toda", confessou, destacando a organização e a segurança como aspectos fundamentais que contribuíram para o crescimento e consolidação da Arrancada de Caminhões ao longo dos anos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito