Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Arbitragem profissional: CBF aposta em árbitros profissionalizados e investimento milionário

Iniciativa busca elevar o nível técnico e dar mais respaldo aos árbitros

Por Lucas Mackowieski Criciúma, SC, 27/01/2026 - 16:54 Atualizado há 3 horas
Projeto da CBF inclui árbitros de campo, assistentes e VAR | Foto: Rodrigo Ferreira/Arquivo/CBF
Projeto da CBF inclui árbitros de campo, assistentes e VAR | Foto: Rodrigo Ferreira/Arquivo/CBF

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (27) o primeiro modelo de profissionalização da arbitragem nacional. Pela primeira vez, a entidade vai contratar árbitros por temporada para atuar de forma fixa nas partidas da Série A do Campeonato Brasileiro.

O novo formato prevê salários mensais, pagamentos variáveis e bônus por desempenho. Os profissionais deverão se dedicar prioritariamente à arbitragem, mas sem exigência de exclusividade, além de contar com suporte técnico, físico e psicológico.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTE:

Ao todo, 72 árbitros serão contratados: 20 árbitros centrais, 40 assistentes e 12 árbitros de vídeo (VAR), muitos deles integrantes do quadro da FIFA.

Árbitros da Série A passarão a receber salário mensal e bônus por desempenho | Foto: Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação

Ao fim de cada temporada, haverá avaliações com possibilidade de rebaixamento e promoção de novos nomes. As informações são da Agência Brasil.

Avaliação, suporte e investimento

Segundo a CBF, os árbitros passarão por avaliações constantes, com critérios como controle de jogo, aplicação das regras, preparo físico e comunicação. Haverá rankings atualizados rodada a rodada, além de planos individuais de treinamento e acompanhamento tecnológico.

O presidente da CBF, Samir Xaud, afirmou que a iniciativa segue padrões adotados por grandes federações e busca corrigir uma dívida histórica com a arbitragem brasileira.

O programa começa oficialmente em março e terá investimento de R$ 195 milhões nos anos de 2026 e 2027, conforme dados divulgados pela Agência Brasil.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito